Desfile de Carnaval 2017

À semelhança do ano de 2016 também em 2017 a Freguesia da Guarda e as Associações da freguesia aderiram ao programa “Guarda Folia – Julgamento do Galo – 2017”.

A iniciativa é do município que convida as juntas de freguesia. E, se no ano passado participaram 19/20 freguesias já em 2017 foram 29 freguesias as que aderiram e muito animaram o desfile, no passado domingo dia 26, entre a Alameda e a Praça Luís de Camões.

Os preparativos para a Freguesia da Guarda começaram a 09 de janeiro com uma “chamada” a todas as associações da cidade e muitas estiveram presentes. Umas quiseram continuar a colaborar outras compreensivelmente entenderam não lhes ser possível mas manifestaram a sua disponibilidade para prestar os seus contributos.
Nessa reunião foram acertados alguns pormenores e apresentadas várias sugestões para o tema do carro e naturalmente para os figurinos e demais acessórios.
Numa semana ficou assente que se faria a escolha do tema, da sátira e do nome do carro para depois operacionalizarmos tudo o que foi necessário entretanto ir fazendo.
O mês de janeiro passou a correr e a gala também obrigou a um grande esforço…
Entretanto e por correio eletrónico foram surgindo os contributos, foi definido o tema e foram visitadas as associações que aderiram; e, finalmente na última semana de janeiro começou-se a trabalhar em efetivo para prepararmos a participação no desfile.
O Sr. Vasco cedeu a carrinha, o Sr. António desenhou e debateu com a Susana, Anabela, Cristina, Isabel, Joana, Céu e a Diana reconfigurando a ideia inicial do figurino da viatura intitulado o “Tribunal do Éden” a evocar o Jardim do Paraíso mas… Só para alguns!

A alegoria foi composta depois com a letra vertida em várias quadras pela Helena e com o apoio dos grupos musicais da freguesia adotou-se o instrumental “zumba na caneca”; referência para todos os grupos poderem ensaiar e preparar a gravação final que ocorreu a 21 de fevereiro na sede da associação do Bairro da Luz. Estivemos lá para gravar a música e a letra, já ensaiadas, mais de cem pessoas. Cantaram e tocaram.
A Diplix gravou e preparou a versão final.

Depois foram várias noites e dias a trabalhar na confeção de alguns dos figurinos/acessórios, acompanhados pelos sócios e sócias das associações que têm jeitinho para o corte e costura.
Também o carro foi todo o mês de fevereiro para ser devidamente preparado quase só com material reciclável. O Sr. Carlos auxiliou na preparação e solda da estrutura metálica que completava a montagem do carro. Depois o António, o José Alexandre e o José Pedro Firmino pacientemente puseram de pé a ideia em longas e laboriosas horas de trabalho….
A sátira pressuponha a permanência, para além do carro decorado, da existência de uma cadeia também ela devidamente construída.
A ideia base da sátira comportou ainda os figurinos de polícias, prisioneiros, ladrões ricos e pobres bem como a realização permanente de julgamentos sumários com um simpático advogado, um juiz e uma bela matrafona... Representando o tema escolhido: a Injustiça.

Eis-nos chegados ao dia do desfile e lá fomos com as muitas centenas de pessoas dos outros carros alegóricos, grupos de bombos e acompanhados por milhares de cidadãos que assistiram e deram cor e alegria ao desfile, para além da boa ajuda do São Pedro que garantiu uma tarde primaveril.
O desfile demorou sensivelmente duas horas e meia e a nossa Freguesia tal como as outras, bem que animaram; e a interação com o público permitiu algumas boas sentenças no Tribunal do Éden.

O júri avaliou e as Freguesias e Associações de Panoias, Castanheira e Guarda mereceram a sua maior aprovação. Ficámos naturalmente muito satisfeitos com a opção do júri.

Mas a tarde continuou com os textos divertidos e claro com a morte do galo que foi queimado, sobrando a boa canja, já ao final da tarde com uma boa música do grupo convidado para abrilhantar o final do Programa Guarda Folia 2017.

A Freguesia da Guarda conseguiu, com a boa adesão das associações em 2017, proporcionar um desfile dentro do desfile, pelos cerca de 130 figurantes entre grupos musicais, ladrões ricos e pobres, polícias, prisioneiros, diabretes e anjinhos para além do advogado, do juiz e da matrafona.

Cumpre-nos apresentar a todos os que aceitaram e se envolveram no desfile o nosso penhorado e reconhecido agradecimento e deixamos de seguida transcrita a relação dos coorganizadores e participantes no desfile e montagem do carro; sem esquecer também os colaboradores da Freguesia, todos eles foram inexcedíveis no apoio, nas ideias e nas horas que deram a mais para valorizar esta boa diversão para toda a cidade.

O nosso bem-haja a:
  • Academia Karaté Shotokan