Atividades Expressivas nos Jardins de Infância

A Freguesia da Guarda continua, no presente ano letivo, a promover e apoiar as atividades expressivas nos jardins-de-infância (JI).

A Expressão Dramática, a Expressão Motora e a Expressão Musical são as três áreas que continuarão a ser desenvolvidas no âmbito deste projeto.

As atividades tiveram início no dia 2 de outubro de 2017 e terminarão a 31 de maio de 2018. Desenvolvendo-se durante os períodos em que decorrem as atividades letivas.
O projeto em questão abrange aproximadamente 250 crianças pertencentes aos 8 JI, situados na Freguesia da Guarda: referentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque (JI das Lameirinhas e Sé) e ao Agrupamento de Escolas da Sé (JI de Alfarazes, Bairro da Luz, Bairro do Pinheiro, Centro Escolar da Sequeira, Guarda-Gare e Póvoa do Mileu).

As aulas têm a duração de 45 a 60 minutos e são dinamizadas por 7 docentes qualificados, dos quais quatro respeitantes à área da Educação Física, dois à Educação Musical e um de Expressão Dramática.

A Freguesia da Guarda considera este projeto de enorme importância pois é certo que contribui para um desenvolvimento saudável das crianças.

Ao exprimir-se livremente, a criança adquire autoconfiança e torna-se mais responsável e cooperante no relacionamento com os outros, sendo confirmada a importância dos domínios expressivos no desenvolvimento das competências cognitivas e sociais. (Vigotsky).

08-11-2017