Avaliação do Programa "Estou atento, assim aprendo melhor!”

A Junta de Freguesia da Guarda, em articulação com cinco psicólogos do gabinete  de psicologia “5 Sentidos”  desenvolveu no ano letivo de 2016/2017 um projecto de apoio psico-pedagógico nas turmas do 1º Ano de escolaridade nas escolas do 1º Ciclo da rede oficial existente na   área  administrativa da Freguesia.

O projeto de intervenção intitulou-se “Estou atento, aprendo melhor” e genericamente traduz –se na deslocação semanal de um psicólogo a cada uma das turmas do 1º anos e durante 50/60 minutos desenvolve com os alunos e os docentes um trabalho de avaliação e apoio para um melhor comportamento, capacidade de adaptação, de resiliência e melhor relacionamento dos alunos numa idade que corresponde ao inicio do seu percurso  de escolaridade.

Entretanto decorreu sexta-feira, dia 9 de junho, um momento de avaliação do projeto envolvendo cerca de 50 docentes, os psicólogos e também os membros da Freguesia, auxiliares de educação e ainda alguns encarregados de educação.

Para além de ser um momento avaliativo, foi também uma oportunidade formativa e de partilha de experiências com a dinamização do Workshop “Treino de Redução de Stress e Promoção de Emoções Positivas” pela psicóloga Dr.ª Tatiana Louro (5 Sentidos). Falou-se também da importância que os educadores têm na vida das crianças e na forma como se relacionam e de pequenas estratégias de relaxamento adaptáveis à rotina quotidiana experienciadas por todos em momentos de reflexão e meditação.

Após estes momentos, seguiu-se o jantar que decorreu num ambiente de alegre convívio, muito descontraído e animado.

12-06-2017