141º Aniversário dos Bombeiros da Guarda

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Egitanienses (AHBVE) celebrou no passado dia 5 de agosto 141 anos de existência.

As comemorações iniciaram-se na véspera, com um simulacro de incêndio, na Praça do Município.

No próprio dia do aniversário, lembraram-se os Bombeiros falecidos com uma romagem ao cemitério e uma Eucaristia evocativa; após a qual foram benzidas as novas viaturas da AHBVE.

A Sessão Solene teve lugar no domingo, pela manhã, após o hastear das bandeiras, da formatura do corpo dos bombeiros e da receção às entidades oficiais e convidados.

O Presidente da Assembleia da AHBVE, Álvaro Guerreiro, abriu a Sessão, cumprimentando e agradecendo a presença de todos.
De seguida o Comandante Paulo Sequeira explicou as promoções e condecorações que se iriam realizar, iniciando com os mais jovens que, após completar o respetivo curso de formação, receberam a insígnia e o capacete de bombeiro.
Foram depois condecorados diversos elementos da AHBVE, tendo em conta o tempo/serviços prestados à Associação/Comunidade.
Tomou depois a palavra o Presidente da Direção da AHBVE, Luís Borges, salientando o trabalho efectuado, apesar das dificuldades, particularmente de financiamento/gestão.
Paulo Amaral, líder da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda, deu os parabéns à AHBVE, sublinhando os problemas com que se debatem as diferentes Associações.
Também o Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Gil Barreiros, mostrou a sua satisfação por estar presente, em representação e por impossibilidade do Presidente; contudo, manifestou também preocupação pela imagem menos boa, muitas vezes transmitida sobre os Bombeiros!
Encerrou a sessão o Presidente da Câmara, Álvaro Amaro, salientando como o papel primordial dos Bombeiros não permite que se manche a sua imagem.
Mostrou-se ainda sensibilizado pelo agradecimento da AHBVE aos seus "benfeitores" que, por diversas formas apoiaram o labor da Associação: como aconteceu na Castanheira, onde toda a população foi incansável no apoio aos soldados da paz, durante o grande incêndio florestal que lavrou na própria povoação e nas povoações vizinhas.

Também a Freguesia da Guarda foi agraciada como patrona de uma ambulância de socorro pré-hospitalar, adquirida recentemente pela AHBVE.
O Presidente da Junta recebeu o "comprovativo" das mãos da Vice-presidente da AHBVE, Mª José Costa, agradecendo a honra com que a Freguesia foi distinguida.

Junto aos restantes veículos, também participou no desfile motorizado ocorrido após a sessão, num momento de convívio dos bombeiros, quer com a própria família, que excepcionalmente nessa ocasião pode entrar nos veículos da Associação, quer com a cidade, que assim pode verificar o parque automóvel que a AHBVE possui, para a defender em situações de acidente.

Os festejos culminaram com a partilha do almoço, cuja "sobremesa" contou com o tradicional "banho" dos novos Bombeiros, bem como de todos os outros promovidos e condecorados!

Muitos parabéns e longa vida à AHBVE!...

09-08-2017