Assembleia de Freguesia

A sessão ordinária da Assembleia de Freguesia da Guarda decorreu no dia 28 de dezembro  e contou com a presença de todos os deputados eleitos.

O presidente da mesa, Peres de Almeida, liderou os trabalhos que se iniciaram com a tomada de posse de um novo membro efetivo, Maria Jesus Bernardo, na bancada do PPD/PSD por renúncia ao mandato de uma outra deputada.

Nesta importante sessão votaram-se unanimemente dois votos de reconhecimento a dois cidadãos com ligação à Guarda.
Um dos votos foi o pesar pelo desaparecimento físico do prof. Segura Fernandes pessoa muito estimada na nossa comunidade e pelo seu desempenho e entrega à causa associativa, ao desporto e à educação.
Depois foi também aprovado um voto de agradecimento à solidariedade prestada pelo Sr. Jean Pina que tem colaborado com a loja social da Freguesia, “Mão Amiga”, tendo este ano disponibilizado duas dezenas de cabazes, muito vestuário a estrear e ainda brinquedos e jogos que no conjunto muito valorizaram o Natal de 2018, junto das famílias carenciadas que a Freguesia costuma apoiar.
Tanto o Prof.Segura Fernandes com o Sr. Jean Pina são bem o exemplo e o testemunho feito com ações materializadas na nossa comunidade e num tempo vincado pelos valores subjacentes ao Natal; a família, a solidariedade, a comunidade mas também o que cada um pode doar/ receber dessa mesma sociedade.
Outros temas pontuaram também o decurso da sessão mas, o que consideramos ressalvar foi o debate e aprovação do orçamento para o ano de 2019 que mereceu o voto favorável do grupo parlamentar do PSD e a abstenção dos grupos parlamentares do CDS e do PS.
O orçamento está estimado num valor de 482.924,74€, sendo 397.615,00€  para despesas correntes e 85.309,74€ para despesas de investimento.
Notas salientes deste orçamento são a obra correspondente à II fase do alargamento do cemitério da Guarda-Gare que temos de concluir no ano de 2019; por outro lado vamos dinamizar uma segunda edição do Orçamento Participativo e reforçamos a nossa presença na área da educação.
O principal agregado da despesa compreende as obrigações com os funcionários, contribuições e impostos e ainda o funcionamento da própria freguesia.
A principal receita do fundo de financiamento das freguesias é transferida do orçamento do estado e cifra-se no valor de 293.383,00€. Acresce ainda a receita do município da Guarda num total de 24.524,74€.

A sessão prolongou-se até depois da meia-noite e terminou com um brinde ao ano novo de 2019, bem como foram cantados os parabéns ao tesoureiro e a um funcionário da Freguesia, festejando os seus aniversários.

28-12-2018