Madeiro de Natal

O Natal na Guarda é já uma referência na região e desperta a vontade de outras pessoas se deslocarem à nossa cidade, com especial destaque para os fins-de-semana, com a “invasão” de cidadãos espanhóis nomeadamente.

O Natal na Guarda mantém depois a tradição do "Madeiro", da fogueira de Natal  que é realizada ao final da tarde do dia de Consoada, 24 de dezembro, no Largo João de Almeida frente à igreja da Misericórdia.
A fogueira foi “incendiada” pelo executivo da Câmara Municipal Guarda e pela Presidente da Assembleia Municipal.
Esta iniciativa, como outras realizadas na quadra natalícia, têm sempre a adesão de muitos milhares de pessoas, novas e menos novas e constitui-se como um momento de reencontro de familiares e amigos, que de outras paragens vêm rever e passar o tempo de Natal na sua cidade berço.

Para além do Madeiro o programa da Guarda Cidade Natal tem ainda outras atividades que chamam ao centro urbano: por mais de um mês com iluminação vistosa, sons alusivos, decoração dos dois jardins principais da cidade, animação na Praça Luís de Camões, a passagem de ano que enche esta praça com muitos milhares de pessoas, para escutarem as doze badaladas ao som dos artistas convidados e presenciarem o fogo de artifício.
E para finalizar o vasto programa, na sala principal do TMG realiza-se um concerto de Reis, protagonizado por uma vintena de Associações do Concelho, onde será apresentado o vencedor do Concurso da melhor montra de Natal.

A Junta de Freguesia contribui com a decoração dos seus principais edifícios, apoiou e realizou decorações nos jardins e dinamizou a sua Ceia de Natal, que este ano decorreu no dia 20 de dezembro.

Mas o importante a evidenciar é mesmo o sentimento do Natal bem induzido em toda a comunidade que o vive familiarmente mas também de forma comunitária pela adesão registada e pelo acolhimento que sabemos prestar a todos quantos nos visitam nos meses de novembro e dezembro.
Parabenizamos quem organiza mas também todos aqueles que participam ativamente neste bonito tempo natalício.

26-12-2018