Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Apresentação da Comissão para a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura

Apresentação da Comissão para a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura

Comissão Executiva da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi apresentada dia 12 de março, na BMEL.

A comissão é coordenada por José Amaral Lopes, Ex-Secretário de Estado da Cultura  e Conselheiro na área da Cultura da União Europeia e constituída por representantes de diversas instituições de ensino superior da região transfronteiriça que acompanha o Mondego da nascente à foz e cujo epicentro é a Guarda: Vice-Reitor da Universidades de Salamanca (Efrem Yildiz Sadak) e professores das Universidade da Beira Interior (André Barata Nascimento) e de Coimbra (Rui Jacinto), bem como do Instituto Politécnico da Guarda (Fernando Carmino Marques).

Todos, exceptuando o Reitor da Universidade de Salamanca e o Professor  do IPG, por impossibilidade de estarem presentes na BMEL, salientaram a importância da Cultura na vivência das Comunidades, nomeadamente em termos económicos!
Referiram ainda a necessidade da Candidatura envolver: Cidadãos, Instituições, Empresas, Autarquias...

O Presidente do Município, cujos representantes na comissão são o Director do Museu (João Mendes Rosa) e o Programador do TMG (Victor Afonso), encerrou as intervenções realçando o facto de se tratar de uma Candidatura de "Território" transfronteiriço e do qual a Guarda assume a centralidade.
Reforçando também a valia do empenho da cidade/região no sucesso da candidatura.






 

15-03-2018

Comentários