Rede de Autarquias Participativas

No passado dia 15 de março, quinta-feira, decorreu no Palácio Nacional de Queluz o “Encontro Participativo – Boas Práticas das Freguesias”.

Este encontro-debate foi organizado pela Rede de Autarquias Participativas / Consórcio Empatia e contou, na sessão de abertura, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Sintra e da Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Queluz/Belas.

No período da manhã foram apresentadas várias boas práticas relativas ao orçamento participativo e no período da tarde ficámos a conhecer exemplos de boas praticas de governação de Freguesia, no intuito de “convocar” os cidadãos ao apoio no governo do território da Freguesia.

A Junta de Freguesia da Guarda marcou presença nesta importante iniciativa porquanto se trata de cuidar de uma governação mais participada logo mais democrática e inclusiva de todos os cidadãos e entidades associativas.

As Freguesias convidadas a apresentar as suas boas experiências de governação participativa foram as de Massamá e Monte Abrão, Penha de França, São João da Madeira e Santo António dos Olivais.

Já na apresentação de boas ideias de co-governação escutámos as intervenções das Freguesias da Estrela e de Matosinhos/Leça da Palmeira.

A findar os trabalhos tivemos a intervenção do Presidente da ANAFRE e do representante da Rede de Autarquias Participativas.

21-03-2018