Conferência Internacional no Porto

A conferência Internacional "As Regiões, as Cidades e as Empresas Promovendo a Economia circular", decorreu na cidade do Porto, no dia 21 de março.

A Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
É uma abordagem à produção e ao consumo que permite desenvolver inovação, novos produtos, serviços e modelos de negócio, que contribuem para um relacionamento mais equilibrado entre as empresas, consumidores e recursos naturais.
Ou mais simples ainda:
- A Economia circular é também uma forma de reverter a situação atual, as barreiras culturais a sustentabilidade territorial, ambiental e económica… Informar, capacitar, dinamizar ações de desenvolvimento.

E foi à procura de todas essas soluções que um grupo de trabalho da Freguesia da Guarda, se deslocou à cidade do Porto.

Estratégias, gestão de recursos e acima de tudo Mudança Comportamental, numa tentativa de agregação da Sociedade Civil, à temática da Economia Circular; palavras de ordem que se ouviram porque de facto não existem soluções “chave na mão”: temos que fazer parte integrante da mudança, para mudar o Mundo!

Neste desafio de sobrevivência coletiva, estiveram presentes Aires Pereira, Presidente do Conselho de Administração da LIPOR, Fernando Freire de Sousa, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte, e ainda, por vídeo–conferência, o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Numa sala cheia, no auditório da EDP-Porto, reconhecemos certamente o valor dos painéis apresentados, sobre o papel das regiões e das Cidades na Politica Europeia para a Economia Circular; da Gestão de resíduos à gestão de recursos; ou Exemplos de Estratégias de Economia Circular na Europa.

Exemplos que a Freguesia quer seguir para uma melhor gestão de recursos, num plano de ações que visam um maior e melhor crescimento da Freguesia... da Região.

25-03-2018