Alargamento do Cemitério da Guarda-Gare

A junta de freguesia deliberou na sua reunião ordinária do mês de outubro proceder à abertura de um procedimento concursal na modalidade de ajuste direto.

Com o intuito de receber e selecionar a melhor proposta de uma das 8 empresas convidadas para executar a primeira fase da obra, correspondente ao alargamento do Cemitério da Guarda-Gare.

Trata-se de uma importante decisão porquanto o volume financeiro em causa – a primeira fase corresponde a um preço-base de sessenta mil euros – e compreende a realização de obras correspondentes à drenagem das águas profundas e pluviais, movimento de terras, muros e revestimento dos mesmos, as devidas demolições, regularização do piso e os betões necessários bem como a montagem do estaleiro.

As propostas a apresentar pelas empresas convidadas terão de dar entrada até às 21h do próximo dia 30 de novembro. Segue-se depois o processo de análise técnica, a decisão do júri e da Junta de Freguesia e ainda este ano estamos em crer que é possível iniciarem-se os trabalhos no terreno.

Recorda-se que esta obra tem o apoio financeiro da Câmara Municipal, no âmbito do Contrato Cidade assinado em 2016 entre os dois executivos autárquicos e ratificado pelos respetivos órgãos deliberativos.

Esta obra na sua globalidade totaliza um investimento a rondar os cem mil euros e é da maior exigência para a Freguesia da Guarda neste mandato autárquico.

No entanto também é certo e notório que o atual cemitério está praticamente preenchido e existe terreno suficiente para ficarmos com quatro novos talhões perfazendo uma oferta de cento e dez novas sepulturas.

É nossa intenção e desejo conseguir concluir a obra no prazo deste mandato autárquico não obstante a exigência financeira ser de facto da maior dificuldade para as possibilidades da freguesia; mas, contamos ainda que a Câmara Municipal possa também prestar um maior contributo financeiro.

Aproveitamos desde já o apoio financeiro atribuído e também o trabalho dos técnicos que elaboraram o projeto.