5º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável

Decorreu dia 28 de novembro, o 5º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável, organizado pelo Ageing Coimbra, no Convento de S. Francisco em Coimbra.
Este programa contemplou a discussão de temas relacionados com a valorização da investigação e das tecnologias no envelhecimento ativo e saudável, o envelhecimento participativo e as soluções inovadoras nos cuidados de saúde para o envelhecimento.

O dia iniciou-se com a sessão de abertura que contou com a presença do coordenador Ageing Coimbra, Manuel Teixeira Veríssimo, com a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa e com o Presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.

Ao longo do dia realizaram-se as apresentações das três candidaturas finalistas relativas ao Concurso de Boas Práticas para as categorias de Conhecimento, Saúde e Vida.
Para a categoria Conhecimento + o vencedor foi o projeto "Curemat - Reducing the burden of chronic wounds" apresentado pelo Dr. Jan Wit.
Na categoria Saúde + o vencedor foi a Estratégia Global da União de Misericórdias Portuguesas com o Projeto VIDAS.
E, por fim, na categoria Vida + o vencedor foi o programa "Novas Primaveras" do projeto Saúde com Arte SAMP que venceu também o prémio de melhor poster.

Para todos os projetos participantes no concurso foi lançado o desafio de realizarem um poster; os quais, estiveram expostos ao longo dos corredores do Convento de S. Francisco, com uma breve apresentação das boas práticas realizadas no âmbito do Envelhecimento Ativo e Saudável, na qual a Freguesia da Guarda também participou.

Por fim, e antes da entrega dos prémios aos vencedores realizou-se ainda uma mesa redonda sobre "Estratégias regionais, nacionais e europeias para o envelhecimento", moderada por Manuel Teixeira Veríssimo.

Foi um dia recheado de informação útil com oportunidade de conhecer novos projetos e ideias no âmbito do Envelhecimento Ativo.

29-11-2017