"Guarda, Cidade Natal 2017"

Depois do feriado da cidade, e nesse mesmo dia, a cidade da Guarda deu as boas-vindas ao tempo natalício que se avizinha já muito próximo.
Foi na segunda-feira ao fim da tarde que após um bonito espetáculo de luz, som, fogo e dança no Jardim José de Lemos, ficou a cidade iluminada com as luzinhas e os enfeites natalícios que vinham sendo montados nas árvores e postes de iluminação nas principais artérias da cidade e no largo 1º de Dezembro na Guarda-Gare.

Quase com a mesma pontualidade e até ao Dia de Reis também os edifícios onde funcionam os serviços da freguesia estarão também iluminados e principalmente muito bem decorados para contribuir igualmente ao tempo festivo e familiar que se vive por todo o lado durante o mês de dezembro.

Depois, na sexta-feira, dia da Restauração, e também ao final da tarde com uma temperatura e vento verdadeiramente a condizer com o inverno da Guarda, foi oficialmente inaugurada a “Guarda, Cidade Natal”.
Igualmente no Jardim José de Lemos acenderam-se as luzes na aldeia de Natal – um conjunto de casas onde as janelas são vitrais construídos e realizados pelas variadas instituições do concelho desde estabelecimentos de ensino, Associações, IPSS´s e também freguesias, como a nossa que aderiu a este interessante projecto; e, depois, em romaria fomos até à praça Luís de Camões, observando o efeito da cor das luzinhas.

Chegados à entrada da Rua do Comércio e com a pompa devida e com muita população a presenciar foi cortada a fita que marca o verdadeiro início da Cidade Natal e começaram logo a funcionar as múltiplas ofertas alusivas à época entretanto montadas na praça. São os cavalinhos, a pista de gelo, a bola cheia de neve, etc. etc. para encanto das crianças e diversão dos adultos.

Após este momento em que a praça estava cheia de crianças que começaram a dar uso e movimento aos diversos equipamentos, foi inaugurada a exposição de fotografias do fotógrafo Alfredo Cunha intitulada “Toda a esperança do Mundo para a Guiné-Bissau”, no Paço da Cultura.
Na sessão de abertura esteve, além do fotógrafo, natural de Celorico da Beira, o Dr. Fernando Nobre como responsável máximo da AMI e que desenvolve na Guiné-Bissau um projecto associado à saúde comunitária e social.
A exposição é muito impressiva desde logo a preto e branco, depois o que ilustra o fotógrafo são cenas do quotidiano Guineense.
Vale a pena visitar a exposição e adquirir o catálogo seja pela qualidade das fotografias seja pelo apoio que podemos prestar à AMI.
A exposição vai estar aberta ao público até ao dia 06 de janeiro entre as 09h e as 12h30 e as 14h e as 17h30.

Mas, a Guarda, Cidade Natal vai continuar com outras iniciativas que aqui procuraremos relatar…

02-12-2017