Conferências da Guarda - 2º Semestre 2017

Decorreu,  segunda-feira, 4 de dezembro, mais uma sessão das “Conferências da Guarda” numa iniciativa da Câmara Municipal.
Semestralmente têm vindo a ser organizadas estas sessões de reflexão e debate, sobre vários temas que interessam ao desenvolvimento da Guarda e da região.

Temas como a logística, a importância da via férrea, bem como as Smart Cities, que foi o tema congregador que reuniu na sala Almeida Santos mais de uma centena de participantes.
O painel de oradores teve representantes das empresas NOS, da empresa INDRA e também de um estudioso destas matérias Chuck Wolfe.
Cada um dos palestrantes mostrou as diversas vantagens da aplicação do conceito muito em voga na actualidade e já com aplicação em várias cidades espalhadas pelos diversos continentes.

Acresce que em Portugal os municípios de Oeiras e Lagoa encontram-se já em fase adiantada na adopção deste modelo que faz convergir a tomada de decisão política com recurso a uma série de dados recolhidos em modo electrónico das diversas áreas do serviço que o poder local presta às suas comunidades.
A recolha de lixo, a gestão da frota automóvel, o modelo de governação, a interacção com os cidadãos e outras vertentes de intervenção local podem ser medidas / sensorizadas e auxiliar depois o processo de decisão, a rentabilização de recursos e melhor servir a sua comunidade.
A sessão contou ainda com as intervenções do Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal e prolongou-se desde as 14h30 até bem perto das 18 horas.

04-12-2017