Assembleia de Freguesia da Guarda

Como estava anunciado decorreu dia 27 de dezembro, quarta-feira, a sessão ordinária de Assembleia de Freguesia da Guarda.

Estiveram presentes os 19 deputados sendo que um deles, Helena Ravasco foi substituída pelo deputado José Currais.

A sessão contou ainda com a presença de vários cidadãos que quiseram também assistir ao decurso dos trabalhos.

O Presidente da Assembleia, Sr. Peres de Almeida, iniciou a reunião reforçando a ordem de trabalhos e procedendo à leitura de ata correspondente à sessão extraordinária do passado mês de novembro.

De seguida foi apresentada, lida e votada por unanimidade uma moção do campo Parlamentar do PS valorizando e enaltecendo o bom desempenho dos Bombeiros Voluntários Egitanienses no combate aos incêndios no verão de 2017.

Por outro lado, ficou assente que os deputados da assembleia oferecerão aquela corporação dos bombeiros o valor da senha de presença na sessão extraordinária.

Dando seguimento à ordem de trabalhos foi dada a palavra ao Presidente da Junta de Freguesia que prestou algumas informações relativas ao congresso da ANAFRE, à recolha de sangue e a outros temas de interesse para os membros da Assembleia.

De seguida foi dada a palavra aos senhores deputados que expuseram vários assuntos relativos à dinâmica da freguesia a saber; a rede de transportes públicos, a degradação de alguns passeios e caixas de empresas como a ALTICE, EDP, SMAS, questões de natureza social, as obras no Cemitério da Guarda-Gare, a importância das árvores no Parque Municipal, a limpeza das áreas de recolha de resíduos sólidos, a candidatura do programa ERASMUS, a questão da saída dos serviços dos SMAS da zona histórica, a utilização dos fornos comunitários, a possibilidade da Freguesia dinamizar um evento alusivo ao queijo da serra e a outros produtos endógenos.

Após este conjunto de questões bem como a subsequente intervenção do Presidente da Junta passou-se ao outro ponto da ordem de trabalhos que versava a discussão/debate sobre o orçamento e as grandes opções do plano para o ano de 2018.
O documento foi aprovado com 12 votos a favor e 7 abstenções.

Processou-se depois à discussão em torno do regimento da Assembleia de Freguesia que recolheu a votação unânime, com algumas alterações que foram aceites.

A sessão da Assembleia terminou por volta da meia-noite num agradável convívio e brindando ao ano novo de 2018.

Consulte aqui a documentação disponibilizada para esta sessão.

28-12-2017