Canções das Janeiras

Foi um fim-de-semana de canções das Janeiras e também ainda de Natal.

Fomos convidados a participar no almoço anual do Grupo de Cantares “A Mensagem” do NDS.
Aí estivemos com gosto e satisfação, na presença dos cantores que integram o referido Grupo de Cantares, que tem mais de quinze anos de existência.
Estiveram também presentes o Presidente do NDS, Manuel Prata e o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.

Após a sobremesa pudemos escutar com muito gosto alguns temas musicais que serviram de despedida e também de agradecimento pelo convite e o voto de um bom ano com mais e boas cantorias como tem sido o timbre deste grupo da nossa freguesia.

À noite e na grande e cheia sala de espectáculos da Cidade, o TMG, assistimos ao espectáculo “Janeiras” que serviu também de encerramento do Programa “Guarda-Cidade Natal”.
Foram 20 grupos que brindaram e deliciaram o público, com os mais variados e diversos temas alusivos à época e ao dia de Reis.
O espectáculo durou mais de duas horas e meia e foi concluído pelo Presidente da Câmara, Álvaro Amaro e o Professor Agostinho Silva que nos obsequiaram com algum humor, antes dos cumprimentos e agradecimentos oficiais pelo magnífico e muito aplaudido espectáculo, proporcionado pelos mais de três centenas de participantes e onde nove das vinte Associações envolvidas são da nossa freguesia.
Uma palavra final de apoio e valorização da direcção técnica de todo o espectáculo a cargo do Prof. César Prata.

Já no domingo, dia 7, e na Igreja Matriz da Guarda-Gare, entre as 16 e as 17h30, três grupos de cantares -"A Mensagem", "Ronda do Jarmelo" e "Cantares da Sequeira"- proporcionaram, a algumas dezenas de atentos e felizes ouvintes, outras tantas Canções de Natal e dos Reis proporcionando um bom final do tempo natalício.
Esteve presente o novo pároco de São Miguel, Padre Henrique que dirigiu umas palavras aos participantes e ao público que assistiu a estes bons momentos de música coral.

No final, e a convite da freguesia da Guarda, foi proporcionado um pequeno lanche-convívio, aos 40 cantores dos três grupos de cantares que emprestaram um maior e audível som ao final do Natal; e, até ao próximo!

09-01-2018