XVI Congresso da ANAFRE

Decorreu em Viseu nos dias 26, 27 e 28 de janeiro o XVI congresso da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
O lema do congresso foi “Somos Portugal Inteiro”.

Estiveram presentes mais de mil delegados representantes das Freguesias que são associadas na ANAFRE, como acontece com a Freguesia da Guarda.

Marcaram presença na sessão de abertura e encerramento várias entidades com especial destaque para Sua
Excelência o Presidente da República, o Ministro da Administração Interna, o Secretário de Estado das Autarquias Locais e ainda o Bispo de Viseu e o Presidente  Câmara Municipal da Cidade que acolheu o Congresso.

O congresso da ANAFRE reúne de dois em dois anos e o deste ano foi eletivo. Foram pois eleitos os dirigentes para este quadriénio autárquico.

Os trabalhos iniciaram-se com a apresentação e votação do relatório de atividades apresentado pelo presidente do conselho diretivo, Pedro Cegonho, que recolheu praticamente a votação unânime dos delegados.

Já no dia de sábado foram apresentadas, discutidas e votadas as linhas gerais de atuação e as 22 moções apresentadas pelos participantes no Congresso.

De um modo geral as moções afloraram vários temas relativos à reorganização administrativa, à autonomia do poder local no que às freguesias se refere, transferência de competências e bastante debatido o protocolo e os últimos desenvolvimentos no relacionamento com os CTT.

Já a moção do Conselho Diretivo foi apresentada em cinco pontos essenciais: a autonomia do poder local, a reorganização administrativa, a lei das finanças locais e o estatuto de eleito local.

Os três órgãos eleitos são o Conselho Diretivo, a Mesa do Congresso e Conselho Geral e o Conselho Fiscal.

Salientamos que o distrito da Guarda ficou “representado” no Conselho Diretivo pelo presidente da Freguesia da Guarda, e no Conselho Geral pelo presidente da Freguesia de Gouveia tendo os representantes das Freguesias de Santa Maria, Manteigas e Casal de Cinza da Guarda ficado como suplentes neste mesmo órgão.

Após o congresso e nos próximos 2/3 meses vão ser eleitos os órgãos das Delegações Distritais.

Aceda ao site da ANAFRE, www.anafre.pt, e verifique mais informações.

31-01-2018