Solidariedade com as Vítimas dos Incêndios

Um conjunto de cidadãs da Guarda decidiu angariar apoios para as vítimas dos fogos ocorridos no pretérito mês de outubro nos fatídicos dias 15 e 16 de outubro.

Durante 3/4 meses com apoio do(s) pároco(s) de São Miguel e da Junta de Freguesia calcorrearam centenas de quilómetros, participaram em várias feiras, fizeram peditórios à saída das missas e ao fim de três meses reuniram a boa quantia de mais de três mil euros.

Na 4ª feira, dia 31 de janeiro, e por decisão das organizadoras, a Junta de Freguesia acompanhou-as à Junta de Freguesia de São Pedro de Alva, onde decidiram fazer a entrega da verba para agora os autarcas a poderem gerir com o objetivo atrás anunciado.

Ficou assente que à medida que a verba vai sendo aplicada a freguesia de São Pedro de Alva, partilha onde a mesma for investida para que haja uma informação e um conhecimento efetivo sobre o destino dos donativos angariados.

A Junta de Freguesia da Guarda manifesta o mais profundo agradecimento e gratidão pelo gesto altruísta das senhoras que se envolveram nesta boa iniciativa. E nesta oportunidade a nossa maior distinção para as senhoras: Fernanda, Paula e Cristina pela ambição, pela organização e pelo exemplo que ofereceram a todos nós.

Sabemos que outros cidadãos da nossa cidade se envolveram em projetos semelhantes e de outra índole com o mesmo intuito das Fernanda, Cristina e Paula e esta circunstância é também outra boa forma de valorizarmos o que a sociedade civil pode, por si só, auxiliar a desenvolver: uma comunidade mais atenta, mais participativa e mais conivente com os seus semelhantes numa situação de necessidade.

Ainda uma última palavra para os três autarcas da freguesia de [São Pedro de Alva] que bem nos receberam e relataram um pouco do que têm sido as medidas de apoio às vítimas dos incêndios e explicitaram que a verba angariada vai servir essencialmente para apoiar aquisições de materiais de apoio à reconstrução de casas que ficaram danificadas com os incêndios.

A Freguesia da Guarda assume o compromisso de ir prestando a informação relativa à disponibilização da verba angariada.

01-02-2018