Reunião das Freguesias na Câmara

Município da Guarda convocou as Juntas de Freguesia do Concelho, para uma Sessão de esclarecimento sobre a legislação em vigor relativa à limpeza de terrenos nos aglomerados urbanos, rurais e sua envolvente.
A sessão foi realizada pela Guarda Nacional Republicana (GNR) decorrendo ao final da tarde do dia 5 de fevereiro, nos Paços do Concelho.

Conforme alertou a GNR os proprietários florestais encontram-se obrigados, até 31 de março, a realizar a "gestão de combustível existente nos terrenos inseridos nas faixas de 100m, envolvendo aglomerados populacionais e nas faixas de 50m, em redor dos edifícios isolados".

Os mapas  alusivos às faixas de gestão de combustível dos aglomerados populacionais da área geográfica da Freguesia da Guarda e conforme informação da Câmara Municipal da Guarda, podem ser consultados no respectivo Edital (consultar notícia "defesa da floresta", que se encontra de seguida).

A GNR solicitou ainda apoio aos Presidentes de Junta, na identificação de proprietários cujos terrenos inseridos naquelas faixas necessitem de limpeza.

É assim importante a colaboração de todos, dos proprietários à GNR, passando pelas autarquias (Municípios e Freguesias) para que o flagelo dos incêndios de 2017 não se volte a repetir.

Bem hajam.

08-02-2018