Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Carnaval 2018

Carnaval 2018

Com a azáfama dos grandes momentos chegou o grande dia do desfile de Carnaval.
 
Foi no domingo dia 11 de Fevereiro que saímos à rua para abrir e integrar o desfile carnavalesco preconizado no programa "Guarda Folia".
 
Mas o dia, e todos os dias desde meados de janeiro, começou cedo para os preparativos finais e os últimos adornos da nossa viatura, que intitulamos de "Paraíso Proibido".
 
Depois, das 14h às 20h foi a festa do Carnaval entre a Alameda de Stº André e a Praça Luís de Camões, bem composta de populares que não perderam pitada do desfile de 29 carros alegóricos das Freguesias do Concelho e mais de novecentos figurantes.
Como competia à nossa Freguesia cooperámos com perto de 140 figurantes das Associações da Freguesia que quiseram participar.

Na edição de 2018 os vencedores foram as Freguesias de Vila Garcia, Arrifana e Gonçalo Bocas mas, todas as Freguesias estão de parabéns por contribuírem para a maior animação na nossa cidade, no "Domingo Gordo".


preparação do desfile iniciou-se com uma reunião geral com as Associações onde escutámos vários contributos que auxiliaram a definir o tema geral assentando no despovoamento e acentuando a comparação com o nosso rei "Povoador" e fundador da Guarda, D. Sancho I.

Acrescemos depois o Ano Europeu do Património Cultural 2018 e o querer da cidade em tornar-se capital europeia da cultura.

Depois do tema vieram os Sanchinhos e a sátira em redor do tempo medieval e da sua estratificação social.
 
Para além do árduo trabalho das "costureiras" e dos que auxiliaram a "fazer" o carro para o desfile, muito pelo devoto empenho do António, temos de considerar ainda o trabalho dos que musicaram a nossa "cantiga", David Neves e Diogo Martins e da D. Helena Ravasco que escreveu a letra para além da toda a coordenação geral ter ficado sob a responsabilidade das e dos colaboradores da Freguesia que trabalharam afincadamente na mobilização das Associações, na feitura dos adereços para a viatura e para os figurinos seja durante o dia seja durante um bom período das noites frias.
 
Realizámos, depois da primeira reunião no início de janeiro, ainda mais três reuniões com os participantes para gravarmos a música e prepararmos a "encenação".
 
Preparámos documentação informativa para o público e oferecemos rebuçados "virtuosos" para além de coroarmos múltiplos súbditos de D. Sancho I.

Pode aceder aqui à Letra, à Música e ao Texto Informativo que distribuímos.

 
A ideia geral do desfile integrou ainda uma interação com o público em que os populares eram convidados a tirar fotografias com duas peças do património da Guarda -a casa da Ribeirinha na rua D. Sancho I e a gárgula "provocadora" da Sé Catedral- bem como a auxiliar a montar/desmontar uma "grande muralha"... Ah, ainda conseguimos distribuir alguns atestados de paternidade!
 
O frio que se fez sentir não tirou brilho à festa e à folia que normalmente toma conta de todos quantos desfilaram na tarde de domingo que ainda assim susteve a chuva durante o tempo de desfile.
 
Deixamos também as fotografias alusivas ao desfile mas principalmente a todo o trabalho que esteve a montante daquele na realização dos figurinos e na montagem do carro.
 
Uma palavra final de penhorado agradecimento a todos os que acederam a aceitar o convite da Junta de Freguesia para participarem nesta excelente ideia da Câmara Municipal que envolvendo as Freguesias faz igualmente mexer o movimento associativo e muitos cidadãos anónimos que emprestam o seu saber e o seu tempo para abrilhantar um bom cartaz para a nossa Cidade.
 
Uma palavra muito especial aos principais colaboradores da Freguesia que "perderam" infinitas horas nos contactos, nas aquisições, na confeção, nos cortes e recortes e sem olharem a horas extraordinárias ou quaisquer benesses, conduziram a muito bom "porto" a tremenda tarefa que tinham pela frente.
 
E, por último, outra palavra muito especial para os dirigentes e sócios das Associações que deram tudo para que a Organização estivesse bem preparada e melhor participada.
 
Deixamos uma relação dessas Associações:

-Associação Cultural Social e Recreativa da Sequeira
-Associação Desportiva e Cultural de Alfarazes
-Associação de Estudantes da Escola Secundária Afonso de Albuquerque
-Centro Cultural da Guarda
-Centro Cultural Social e Recreativo do  Bairro da Luz
-Centro Social da Póvoa do Mileu
-Centro de Artes Marciais
-Academia Egitaniênse Karaté Shotokan
-NDS
-Galugar
-Pitadas de Sorrisos
-Grupo de Cantares  "A Mensagem"


Veja a galeria de fotos e aprecie o vídeo dos ensaios musicais...




 



 

Vídeo

Galeria de fotos

14-02-2018

Comentários