Serões da Guarda – Tertúlia organizada pela GNR sobre prevenção de fogos florestais

Decorreu ontem, terça–feira dia 20 de fevereiro, na sala do Café Concerto do Teatro Municipal, a primeira tertúlia - “Serões da Guarda” -, organizada pelo destacamento territorial da GNR da Guarda.

O Tema desta primeira tertúlia - motivou a participação de várias dezenas de cidadãos que preencheram os lugares disponíveis – abordou a questão da prevenção para os fogos florestais.

A moderação coube ao Jornalista da RTP, Jorge Esteves, e as intervenções iniciais correram sob a responsabilidade do Capitão da GNR, Cláudio Saraiva, dos Serviços de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), António Fonseca, Comandante Distrital de Operações e Socorros da ANMP e ainda do Eng. Albino do ICNF.

Realizaram-se posteriormente várias intervenções/questões do público e naturalmente tiveram também as respostas devidas.

O debate prolongou-se das 21h15 até 00h30, pela importância da natureza da temática e igualmente pelo empenho de todos os presentes em procurar esclarecer-se e apresentar os seus contributos.

No decurso da sessão foram múltiplas as questões suscitadas nomeadamente a diferença entre queimada e queima de sobrantes, o cadastro, as dificuldades das corporações dos bombeiros, as razões principais para a existência de tanta área ardida, os programas de apoio para a limpeza das zonas consideradas de risco, o despovoamento do território, o quase nulo investimento no setor primário, as alterações legislativas, o envelhecimento da população, etc, etc.

Entretanto o Comandante do Destacamento Territorial da Guarda da GNR, encerrou a sessão agradecendo a presença de todos e anunciou que o próximo “Serão da Guarda” vai abordar o tema dos recursos hídricos, aproveitado a oportunidade para lembrar a todos os cidadãos que contactem os sítios electrónicos do ICNF da ANPC da GNR e dos municípios respetivos para ficarem a conhecer as obrigações, os direitos e a forma como todos podemos colaborar na prevenção e deteção de situações que podem fazer perigar a nossa floresta.

21-02-2018