"Conversas de Café"

As "Conversas de Café" pretendem "promover a participação e o envolvimento da comunidade na discussão pública e reflexão dos temas que integram (...) a proposta de programa da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027".
A 2ª Conversa deste Ciclo de cinco conversas teve lugar no Café Concerto do TMG, na noite de 15 de fevereiro, sob o tema "Design de produtos endógenos: da tradição à inovação".

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, iniciou a conversa, referindo a importância de envolver todos numa Candidatura que também se pretende para todos.
O Coordenador da Comissão Executiva da Candidatura, José Amaral Lopes, considerou a centralidade da Guarda, num território transfronteiriço, como uma mais valia da candidatura; e, apresentou o primeiro interveniente convidado a falar sobre o tema proposto, para a presente conversa...
António Cruz Rodrigues, professor e investigador da área do Design, mostrou como a inovação se consegue juntando novos materiais e jovens designers, ao saber fazer com materiais tradicionais.
De seguida, um colectivo da "New Hand Lab", composto pelo seu mentor Francisco Afonso, Guida Rolo, a produtora cultural do espaço, Miguel Gigante, designer de moda e Ana Almeida, criadora, apresentou o conceito e o trabalho realizado, numa antiga fábrica de lanifícios da Covilhã.
Finalmente, Sérgio Lemos, designer, mostrou o "Guarda Ninhos – craft & design", projecto que procura recuperar e desenvolver a tradição da cestaria de Gonçalo.

A conversa abriu-se ao público e foi salientada a relevância de juntar jovens criadores, com as suas novas ideias e conhecimentos sobre materiais inovadores, e artesãos locais, com grande experiência em trabalhar materiais, com tradição no local.

E, ficou o convite para a próxima conversa, marcada para o fim da tarde de sábado, dia 9 de março.

15-02-2019