“Operação Floresta Segura 2019”

No dia 19 de fevereiro pelas 17h, no Auditório da Divisão de Ambiente, Equipamentos e Infraestruturas do Município da Guarda, localizado no Centro Histórico (junto à Igreja de São Vicente), teve lugar uma Ação da “Operação Floresta Segura 2019”, relativa à legislação em vigor no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Tratou-se de uma sessão informativa conjunta entre a Câmara e a Guarda Nacional Republicana (GNR), contando ainda com a presença da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), para a qual foram convidados os Presidentes de Junta das Freguesias do Concelho da Guarda.

O Vereador Sérgio Costa, responsável por esta área na autarquia, abriu a sessão referindo a importância da prevenção na Defesa da Floresta Contra Incêndios e passou a palavra à GNR, entidade responsável por essa tarefa...
Esta foi salientada pelos elementos da GNR presentes, confirmando que a sua principal missão passa por levar os proprietários dos terrenos a executar a sua limpeza.
Nesse sentido, está calendarizada, tendo-se já iniciado, a deslocação a todas as Freguesias consideradas prioritárias, começando pelas de 1ª prioridade e seguindo com as de 2ª prioridade... Pretendendo-se que até 15 de março seja realizada a limpeza dos espaços/locais que a reclamam: conforme se indica em portugalchama.pt

O representante da ANPC informou então sobre a Recomendação da Comissão Nacional de Proteção Civil, do dia 8 de fevereiro.

A Freguesia da Guarda não foi considerada de 1ª ou 2ª prioridade mas, esteve presente e considera da maior importância o envolvimento de todos no combate ao grande flagelo que é o fogo florestal.

24-02-2019