"Guarda Mulher" e "Mulheres com Alma"

No dia 23 de fevereiro, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda (TMG), repleta de gente, foram inauguradas duas exposições fotográficas: "Guarda Mulher" e "Mulheres com Alma", em homenagem às mulheres dos Concelhos da Guarda e de Pinhel, respectivamente.

A ideia surgiu em 2018, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, quando o Município de Pinhel convidou o fotojornalista Miguel Silva para retratar 27 mulheres pinhelenses, constituindo a mostra “Mulheres com Alma”.

Aproveitando a sugestão, a Câmara Municipal da Guarda, concebeu a exposição "Guarda Mulher", com o objetivo de prestar homenagem às mulheres do Concelho, solicitando às 43 Juntas que indicassem uma mulher com destaque na respetiva Freguesia, pelas artes e ofícios desenvolvidos (trabalho artesanal de fiação, cestaria, renda, bordados, tecelagem, etc...), ou cuja história de vida tenha ficado na memória dos locais.

A inauguração esteve a cargo do Vereador da Cultura, Victor Amaral, bem como da Vice-Presidente da Câmara de Pinhel, Daniela Capelo, contando ainda com a presença do Vice-Presidente da autarquia da Guarda, Carlos Chaves, a Vereadora da Educação, Lucília Monteiro, a Presidente da Assembleia Municipal, Cidália Valbom e o próprio fotógrafo, Miguel Silva.

Num gesto de homenagem, foi entregue  a cada uma das 43 mulheres "capturadas" pela máquina fotográfica, a cópia do próprio retrato.
Actuou então o Grupo de Cantares "A Mensagem" e a tarde culminou com um "Guarda de honra", servido no Café Concerto do TMG.

Não deixem de visitar, até 27 de abril, esta mostra tão cheia de vida e significado!

26-02-2019