Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Carnaval - Desfile e Julgamento do Galo / 2019

Carnaval - Desfile e Julgamento do Galo / 2019

A participação da Freguesia da Guarda no Carnaval - Desfile e Julgamento do Galo / 2019, confirmada logo no final de 2018, começou a ser preparada no início do corrente ano.

Na noite de 21 de janeiro, a Junta reuniu com as Associações da Freguesia (ver galeria de fotos) que aceitaram o convite para colaborar na preparação e/ou participação no Desfile de Carnaval das Freguesias organizado pela Câmara Municipal.

Aproveitando a reunião de um grande grupo de Associações, o Presidente da Junta começou por partilhar a ideia de orientar o orçamento participativo, aprovado na Assembleia de Freguesia de dezembro, apenas para a candidatura de Associações; solicitando opinião sobre se deveria ter ou não um tema determinado.
Partilhou ainda a pretensão de manter a realização de Caminhadas, particularmente em co-organização com o movimento associativo da Freguesia.
E, referiu o decurso da execução do projeto "Guarda Sem Desperdício" (GSD), estando a ser planeado o cronograma de ações de sensibilização sobre compostagem e cozinha sem desperdício, contando com a participação das Associações.

Foram então explicadas as regras definidas pelo Município para a participação das Freguesias, quer no Desfile quer no espectáculo final de Julgamento do Galo.
Discutiram-se diversas ideias para o tema que devia orientar a participação, a elaboração do "carro" alegórico e dos figurinos: "coletes amarelos"; "nudez"; "Europa"; "saúde/Hospital da Guarda" e GSD...
As preferências recaíram pelos dois últimos, ficando a decisão final para a posterior discussão online, aberta a mais sugestões e passível de maior ponderação...

A escolha recaiu sobre o tema GSD, já que o projeto pretende mudar comportamentos, sensibilizando contra o desperdício; e, o Desfile seria um momento com impacto para passar a mensagem, quer pela abordagem divertida do assunto quer pelo grande número e diversidade de pessoas atingidas.

Concebeu-se então uma sequência de veículos (ver trabalhos realizados) que salientasse a redução do desperdício, preconizada pela Economia Circular...
O primeiro veículo, o único motorizado, conduzido por um "Zé povinho" combatente do desperdício, separador do lixo, representaria um normal "carro do lixo" transformado num carro de "desperdício afortunado"!...
De seguida, o "Panelão do desperdício" simbolizaria um dos grandes objectivos do projeto GSD: reduzir o desperdício alimentar, quer através da cozinha ReDon (utilizando Restos De ontem) quer utilizando muito do que desperdiçamos nos alimentos.
Nesse sentido, como serão organizados workshops de cozinha, para os quais foram realizados aventais com tecido de roupa/lixo, a utilização dos desperdícios têxteis foi mostrada através de uma máquina de costura gigante, marca "ReYventa"!
No final, a "Roda da Fortuna", com as cores do ecoponto, distribuiria prémios: convites para participar nos workshops de cozinha e de compostagem, com direito a avental e kit de compostor+balde, respetivamente; e, sementes diversas, para usar o composto produzido pois, o incentivo à compostagem doméstica é outros dos objectivos primordiais do GSD!

De acordo com esta sequência e acompanhando as respectivas viaturas, desenharam-se e executaram-se os figurinos (ver filme) de: homens do lixo, que transportariam carrinhos de mão com lixo; cozinheiros, liderados pelo Chef ReDon; costureiras reYventoras; modelos reSicLadosárvores, flores e a "Banda da Horta".

Ainda tendo em conta o tema escolhido, reescreveu-se o refrão da canção "Coração não tem idade", interpretada por Toy, o qual se gravou no ensaio geral (ver vídeo), decorrido na noite de 28 de fevereiro, na Associação do Bairro da Luz .

Distribuídos os fatos, realizados os prémios, chegou o dia do desfile (ver vídeo)...
(In)vestidos do seu papel, maquilhados a rigor, os mais de 140 figurantes da Freguesia da Guarda desfilaram, cantaram, dançaram, tocaram, distribuíram prémios, sorrisos e alegria, a todos os que encheram as ruas do centro da cidade; e foram muitos, residentes na cidade, no Concelho e fora dele; ouvindo-se com satisfação muitos turistas, também estrangeiros, particularmente da nossa vizinha Espanha e Brasileiros!
E, no final do Julgamento do Galo, já sem a luz do sol, chegou o conforto do calor da canja, fruto do sacrifício do animal...

Um obrigado muito especial a todos que ajudaram a preparar a participação da Freguesia da Guarda, não se poupando a esforços e dando muitas horas, trabalho e o melhor de si!


 

Vídeo

Ensaio Geral Figurinos Desfile

Galeria de fotos

08-03-2019

Comentários