Seminário "Envelhecimento bem-sucedido"

A Junta de Freguesia da Guarda esteve presente, no dia 4 de Abril, no seminário “Envelhecimento Bem-Sucedido Abordagens e Práticas”, no auditório da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

A sessão de abertura contou com a Dra. Maria Adelaide de Campos, Vice-Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Guarda, que realçou a inversão da pirâmide etária, e com a Professora Doutora Fátima Roque, Sub-Directora da Escola Superior de Saúde da Guarda, que também salientou o aumento da esperança de vida.

Esta iniciativa foi destinada a profissionais de diversas IPSS's e entidades equiparadas, de forma a contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos e melhoria das práticas no que respeita ao tema.
Mas, para além dos técnicos presentes, também muitos cidadãos, mais e menos jovens, estiveram presentes ouvindo e questionando os diversos oradores.

No I Painel, "Aspectos Biológicos e Cognitivos do Envelhecimento", os oradores focaram a estimulação cognitiva e fatores protetores das funções cognitivas, como a escolaridade, o treino cognitivo, a dieta mediterrânea e o consumo moderado de álcool; desenvolvendo temas como:

- O envelhecimento e estimulação cognitiva, abordado pela Dra Susana Henriques da CEDIARA, que referiu a importância do "treino cognitivo adaptado".

- A qualidade do sono no envelhecimento, que apesar de se ver alterada pode ser promovida por hábitos saudáveis, conforme referiu a Dra Alcina Tavares do "Laboratório do Sono" da ULS.

- O normal e o patológico na perspectiva do envelhecimento, pela Dra Mª Assunção Vaz Patto, neurologista na ULS e Professora na UBI que explicou como a capacidade de aprendizagem se mantém com o envelhecimento, apenas aumentando a lentificação.

À tarde, e no II Painel "Saúde e Bem-estar no Envelhecimento", foi ainda abordada a temática de como as novas tecnologias podem melhorar a qualidade de vida no envelhecimento, a nutrição e atividade física de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida:

- O Engº Gonçalo Martins, Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Investigador e Doutorando da Universidade de Coimbra, apresentou os Projetos "Grow me up" e o robot EURO AGE.

- A Dra Inês Campos, nutricionista da ULS da Guarda, referiu os nutrientes que devem aumentar/diminuir com a idade, de forma a prevenir problemas de saúde e promover um envelhecimento com qualidade.

-  Os Benefícios da atividade física na 3ª idade foram salientados pelo Professor Doutor Nuno Serrra, Docente do IPG, que referiu a importância de um envelhecimento ativo evitando, por exemplo, a obesidade que atinge cerca de 40% dos idosos.

Na Sessão de Encerramento desta Ação, que iniciou as Comemorações dos 142 anos da Cruz Vermelha, concluiu-se como a prevenção e o adequado conhecimento sobre a temática podem proporcionar um “Envelhecimento Bem- Sucedido”!

15-04-2018