Comemoração do Dia da Europa

O Dia da Europa, 9 de maio, foi comemorado na Guarda com um conjunto de várias iniciativas que tiveram a presença da Drª Cristina Farinha – docente universitária na área das políticas culturais e indústrias criativas e integra, ainda, na União Europeia, o júri que faz a seleção das “Capitais Europeias da Cultura” – e também do Dr. José Amaral Lopes, ex- Secretário de Estado da Cultura e atual responsável pela preparação da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Ao final da tarde na sala Dr. António Almeida Santos decorreram dois importantes momentos alusivos ao Dia da Europa.

Um primeiro momento de cariz musical foi a atuação dos alunos do Conservatório de Música da Guarda que cantaram e tocaram o Hino da Europa, que é também o hino da Alegria, escrito pelo compositor Beethoven na nona sinfonia. Foram uns minutos vividos com uma intensidade vibrante porquanto nos remete para os tempos cinzentos das guerras na Europa e no Mundo e na esperança da construção da paz na Europa e no Mundo.

Posteriormente realizou-se uma conferência/debate moderado pelo Sr. Vereador, Vitor Amaral com as intervenções dos dois convidados enunciados inicialmente.

Cada um deles mencionou a importância estratégica da candidatura para o desenvolvimento sustentado e integrado da Cidade da Guarda, reforçaram a necessidade de proceder de forma a envolver toda a comunidade na preparação da candidatura bem como outras localidades e preconizar um programa com clara incidência no espírito da construção europeia.

Foram igualmente explicados os critérios que presidem à seleção da cidade escolhida que são seis, a saber; desenvolvimento de uma estratégia cultural de longo prazo na cidade, a dimensão europeia do projeto, o programa artístico e cultural da cidade, a oferta que a cidade tem para acolher os visitantes, a questão da comunicação e do marketing e a gestão e o funcionamento da candidatura.

Na última Assembleia de Freguesia foi saudada esta intenção da nossa C.M.G e estamos recetivos para cooperar e colaborar neste importante desiderato para a próxima década na nossa cidade.

09-05-2018