Sessão de Esclarecimento - ANAFRE e ANPC

No dia 11 de maio sexta-feira, às 21h, na sala de conferências do Centro Cultural e Social de São Miguel da Guarda, a convite da Delegação Distrital da Guarda da Associação Nacional de Freguesias, ANAFRE, a Freguesia da Guarda esteve presente na sessão informativa / formativa sobre a temática:
- “Aldeia Segura – Proteção de Aglomerados Populacionais e de Proteção Florestal”
- “Segurança contra incêndios em Edifícios” (SCIE).

A sessão enquadra-se no Protocolo de Colaboração celebrado entre ANPC e a ANAFRE e estiveram presentes os representantes da ANPC, da GNR e da PSP, para além dos cerca de 80 Presidentes e outros elementos das Freguesia do distrito da Guarda, todos convidados a participar.

A sessão foi aberta pelo Coordenador Distrital da ANAFRE, João Prata, que deu as boas vindas aos presentes e passou a palavra ao Comandante Distrital de Operações de Socorro da Guarda, António Fonseca, que falou sobre os incêndios de 2017, os perigos do fogo nas aldeias e nas florestas, dando ainda a conhecer as exigências legais nomeadamente as resoluções do Conselho de Ministros nº157-A/2017 de 21/10 e nº13/2018 de 20/02.
A primeira resolução do Concelho de Ministros refere-se ao programa “Aldeia Segura – Proteção de Aglomerados Populacionais e de Proteção Florestal”.
Na segunda resolução do Conselho de Ministros é mencionada a obrigação da autoverificação do cumprimento das condições de segurança contra incêndios nos vários tipos de edifícios públicos desde Sedes de Clubes, de Freguesia, Escolas, Centros de dia, etc.

Interveio então o Técnico Superior da ANPC, José Rabaça, que fez o relato de um simulacro realizado numa Freguesia de Fornos de Algodres, no âmbito da “Aldeia Segura”, explicando os conceitos de “Refugio”, “Abrigo” e “Oficial de Segurança”.
No final destas intervenções houve lugar a perguntas dos participantes, que, de uma forma geral, muito contribuíram para uma sessão mais esclarecedora.

Intervieram ainda os representantes da GNR, Cláudio Saraiva,  e da PSP, Vítor Salgado, que nos deixaram os seus testemunhos sobre a forma como atuam em matéria de prevenção e aconselhamento às populações: a GNR mais no âmbito rural e a PSP na zona urbana.

Depois desta sessão, todos ficamos mais esclarecidos sobre como atuar em contextos adversos nomeadamente incêndios em zonas florestais e edifícios de utilização pública; as nossas obrigações em matéria de colaboração e as entidades responsáveis pela segurança das nossas populações.

Freguesia da Guarda congratula-se pelo convite, que muito nos honrou.

12-05-2018