Curso sobre Saúde Mental na 3ª e 4ª Idade

Os 5 Sentidos e a Fundação S. João de Deus, em parceria com a Junta de Freguesia da Guarda, organizaram no dia 26 de maio de 2018, o "Curso Intensivo em Saúde Mental na 3ª e 4ª Idade".

O programa contou com a participação de vários oradores que dinamizaram temas muito pertinentes e interessantes

A "Avaliação e Intervenção na doença de Alzheimer" foi o tema de abertura, com o contributo das psicólogas Cátia Morais e Carla Costa.

Seguiram-se as propostas de "Estimulação Cognitiva na 3ª e 4ª idade-Pratica Clínica", apresentação pela técnica de reabilitação psicomotora Rafaela Sequeira.

A psicóloga Tatiana Louro abordou a importância da "Avaliação e Intervenção na Depressão Geriátrica".

Na parte da tarde, foram abordadas as principais diferenças no tema "Do luto normal ao luto patológico".

O enfermeiro Ricardo Pais apresentou interessantes estudos através do tema "Défices Cognitivos à Luz da Enfermagem - questões de saúde pública".

Para finalizar foi apresentado, pela Maria Coutinho (gestora da Delegação da Guarda - Fundação São João de Deus), o projeto "Academia da Memória", vencedor do prémio BPI Seniores.

Foi sem dúvida um dia muito enriquecedor, com muitas partilhas e aprendizagens, onde a Freguesia esteve presente e pode constatar que prevenir e agir na saúde mental na 3ª e 4ª idade, é sem duvida algo que pode ajudar a um envelhecimento mais saudável e prazeroso.

26-05-2018