Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Inauguração do SIAC

Inauguração do SIAC

No dia 4 de junho, com a inauguração das Exposições "Transformações - da memória à vanguarda da natureza" e "Transparências", ambas de Pintura, Coletiva Internacional e de Brigitte Von Humboldt, respetivamente, iniciou-se a 3ª edição do SIAC (Simpósio Internacional de Arte Contemporânea).

Nesta sessão de abertura, houve ainda a apresentação do projecto de requalificação da envolvente da Torre dos Ferreiros e, na sua continuidade, do Largo da Igreja da Misericórdia.

Após dois bonitos momentos musicais, o Director do Museu deu a todos as boas-vindas.

De seguida, o Presidente da Câmara realçou a importância da presença de 140 artistas de 21 países, na vivência cultural da cidade, que se encontra a trabalhar numa candidatura de "território", a Capital Europeia da Cultura.

No mesmo sentido, salientou a importância da requalificação do património, testemunho da história mas, também espaço de vida presente.

Deu então a palavra ao arquitecto responsável pelo "desenho" das áreas referidas, que as enquadrou num projecto mais abrangente de intervenção no eixo central da cidade; salientando contudo, a importância do Largo da Misericórdia, como "Centro Cívico" da população guardense.

Dessa forma, as alterações previstas interessam a todos, pelo que o executivo camarário estará disponível para ouvir sugestões, críticas...
E, a discussão logo se iniciou após a apresentação do projecto...

A Freguesia esteve presente e viu com agrado as alterações, particularmente a diminuição de barreiras, quer visuais, quer da própria mobilidade, proporcionando assim aos cidadãos, maior possibilidade de fruição do centro histórico.




 

05-06-2018

Comentários