Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Festas nos Jardins de Infância

Festas nos Jardins de Infância

Os Jardins de Infância (JI), chegado o final do ano letivo, para além de assinalarem esse momento, realizam a sua festa de "despedida dos finalistas": as crianças que transitam para a Escola do 1º Ciclo (EB1) apresentam as suas aprendizagens aos pais, entre outros convidados...

Muitos convidam a Junta de Freguesia e nós tentamos corresponder; pois é com muito gosto que presenciamos o empenho e a alegria das crianças na realização das propostas dos professores das Expressões -Dramática (Ana Castanheira), Fisico-motora (Mário e João) e Musical (Márcia e Pedro), que a Freguesia proporciona para o desenvolvimento dessas áreas, em co-docência com as respetivas educadoras.

Assim, no dia 5 de junho, estivemos presentes na Festa do JI da Sé, onde para além das crianças estavam presentes todos os pais de cada uma das crianças que frequentam aquele estabelecimento de ensino.
No decurso da tarde recreativa foi possível observar as boas habilidades de todos os alunos desde os mais novos até aos finalistas que com as suas educadoras e muito em cooperação com os docentes das expressões mostraram terem bem assimilado as canções, as danças e os teatrinhos.

No dia 7 fomos ao JI de Alfarazes, onde os familiares enchiam o salão, previamente enfeitado para saudar os finalistas.
Estes entraram, já devidamente preparados para realizar uma peça de expressão dramática, na companhia da professora da área.
Mostrando grande expressividade, continuaram as suas actuações, cantando e teatralizando músicas em Inglês e executando uma dança gímnica, muito concentrados nas indicações dos respectivos professores.
A tarde terminou com os parabéns, acompanhados pelo professor de Música , que já antes tinha ajudado na interpretação de diversas canções...
E, havendo de seguida outra festa só houve tempo para provar o delicioso bolo...

Chegados à festa do JI das Lameirinhas constatámos também uma maior adesão dos pais e ainda outra particularidade que registámos muito positivamente foi a relação dos "números" protagonizados  pelas crianças com o tema tratado durante o ano letivo.
Neste caso foram as viagens do período da história de Portugal conhecido pelos Descobrimentos.

Na semana seguinte, tiveram lugar as Festas dos JI:

- No Bairro do Pinheiro, no dia 12 de junho, realizou-se a festa deste JI na sala de actividades da componente de apoio à família (CAF). Repleta de pais e ainda alguns residentes daquele bairro que também presenciaram o resultado do trabalho de todos os docentes, com inclusão do inglês como parte da festa.
Também a representação teatral teve como tema base a questão da reciclagem que foi abordada durante o ano letivo na turma deste JI.
Como nas outras escolas também aqui se procedeu à "despedida" das crianças que vão agora frequentar o 1º ciclo.

- No dia 13 na Póvoa do Mileu, a festa aberta à comunidade ocorreu após o espaço/tempo dedicado à partilha/convívio entre pais e filhos, no próprio JI.
Chegados ao salão do CAF, as crianças assumiram o seu papel de protagonistas, passando os pais para o lado dos espectadores atentos.
Através de uma peça de teatro, foram diversas as mensagens transmitidas, utilizando também diferentes códigos, incluindo o da Língua Gestual Portuguesa. Houve música/canções e dança/expressão físico-motora.
No final não faltou a cartola, a pasta e a capa do finalista.
Mas todos tiveram direito a pasta com dedicatória especial da Educadora... E, a delicioso bolo e lanche!

- Durante a tarde do dia 14 de junho fomos  mais uma vez convidados a participar na festa final de encerramento das actividades letivas no JI da Guarda-gare.
É um Jardim que tem três turmas em funcionamento e a sala de convívio esteve lotada como sempre o verificamos ao longo de todos os anos letivos que nos recordamos.
Os pais e outros familiares são muito participativos, tiram fotografias, gravam imagens e no final, como nos outros locais, partilham o lanche que é de todos...
Foi mais uma tarde bem passada com música, dança, representação teatral e a inevitável cerimónia de despedida dos finalistas com a oferta por parte dos Professores da Cartola e de uma prendinha para cada uma das crianças.

Já na última semana de aulas do Pré-escolar e do 1º CEB, no dia 19, as Lameirinhas voltaram a fazer Festa, desta vez juntando os dois níveis de ensino, sendo cada um dos finalista do JI recebido por uma criança da Escola: o seu padrinho/madrinha.
Mas, todas as crianças participaram enquadradas na turma do seu ano: cantaram, teatralizaram e dançaram diferentes tipos música; aproveitando a forte presença de crianças ciganas, estas mostraram com grande habilidade as suas danças tradicionais.
A festa iniciou com a participação de alunos do Conservatório, entre os quais alguns alunos da EB1 das Lameirinhas.
E, como não podia deixar de ser, terminou com um grande lanche e um saboroso bolo!

Chegados ao final do ano letivo, é o momento de agradecer o convite e desejar a todos quantos contribuem para a educação das crianças da nossa Freguesia muito Boas Férias.

 

Galeria de fotos

22-06-2018

Comentários