Tertúlia “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), no âmbito das comemorações do seu 50º aniversário promoveu na Guarda, no dia 9 de junho, sábado, pelas 16 horas, no auditório da Escola Afonso de Albuquerque, uma tertúlia intitulada “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”.

Trata-se de um Ciclo de Tertúlias que constitui uma ação descentralizada, abrangendo, em datas diferentes, os 78 concelhos da Região Centro.
Como aconteceu nas antes efectuadas, houve uma sessão prévia, para formação interna dos voluntários, envolvendo as várias áreas de voluntariado do LPCC.NRC.
No caso da Guarda, estiveram presentes os grupos de Voluntariado Comunitário do distrito e o Voluntariado de Entreajuda (Movimento Vencer e Viver) da Guarda.

Foi então feito o enquadramento do NRC na LPCC a nível nacional, com 77 anos de existência.
Apesar de mais jovem, o NRC é o que apresenta maior nº de voluntários, tendo ainda sido pioeiro no rastreio do cancro da mama.
E, dentro do NRC, os úmeros referentes à Delegação da Guarda são lisonjeiro, quer em termos de inscritos, quer ao nível das atividades realizadas  e dos donativos angariados. Verificando-se ainda um aumento após a inauguração da sede, em 2016.

Após uma pequena pausa para lanche, também fruto da entrega dos voluntários, Vítor Rodrigues, membro da Direção do LPCC-NRC referiu a importãncia de dois dos objetivos da LPCC: divulgar informação sobre o cancro e promover a educação para a saúde, com ênfase para a sua prevenção, e contribuir para o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico em todas as fases da doença.
Alfredo Madeira, representante da Câmara Municipal da Guarda, deu as boas vindas aos presentes e referiu a importância dada pelo Município, precisamente à Educação para a Saúde.

depois de um momento musical, com a atuação do “Coro ao Centro”, constituído por doentes oncológicos, voluntários e ainda elementos da direção do LPCC.NRC abordaram-se os temas:
- “Prevenção do Cancro”, por Ana Rita Neto, Médica do Serviço de radioncologia do IPO de Coimbra; e,
- “Sobreviver ao Cancro” com António Guilherme de Oliveira, Médico Urologista da Unidade Local de Saúde da Guarda.
A finalizar a sessão houve tempo para responder a alguns pedidos de esclarecimento.

E, havendo ainda lanche, a tarde terminou saboreando as delícias confecionadas pelos voluntários...
A quem a Junta de Freguesia, que esteve representada, felicita pelo trabalho realizado por tão nobre causa.

10-06-2018