Eleição  Distrital da ANAFRE

Eleição Distrital da ANAFRE

Decorreu na sexta-feira o ato eleitoral e a tomada de posse dos novos autarcas eleitos para os órgãos distritais da ANAFRE.

O novo coordenador distrital é o secretário da Junta de Freguesia de Casal-de-Cinza, José Manuel Rabaça e o presidente da Mesa da Assembleia da Delegação é o autarca da Junta de Freguesia de Gouveia, João Amaro que renova o mandato.

Já o novo Coordenador pertencia ao Conselho Diretivo da Delegação no anterior mandato.

No conjunto dos dois órgãos ficaram envolvidos vinte autarcas de Freguesias ressalvando para este quadriénio – 2014/2018 – a maior participação de autarcas do sexo feminino.

Participaram no ato eleitoral e na sessão da tomada de posse cerca de cem autarcas e esteve presente na cerimónia o Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ANAFRE, Jorge Amador que referiu na sua intervenção a importância do trabalho das delegações distritais no incentivo à associação das freguesias à ANAFRE, na componente da formação dos autarcas e funcionários bem como na vertente reivindicativa aguardando-se o resultado das alterações legislativas na lei das finanças locais e descentralização de competências.

Convidado especial para a sessão foi também o Professor Fernando Carvalho Rodrigues que abordou o tema “As Autarquias do Futuro” deixando o incentivo a que as rede sociais sirvam para reforçar a ligação dos cidadãos espalhados pelo país e pelo mundo às suas freguesias de origem. Reforçou ainda a importância da cooperação para um melhor desenvolvimento do trabalho das Freguesias e alertou para os perigos das redes sociais ao estabelecer um novo paradigma da normalidade que de normal tem muito pouco.

Presenciaram e participaram na sessão cerca de oitenta cidadãos.

O novo coordenador usou também da palavra para agradecer o apoio recebido dos colegas autarcas e deixou indicação das principais linhas de atuação no mandato que passam pela formação, encontros concelhios, deslocação às freguesias e potenciar a comunicação e informação entre todos os autarcas.

09-06-2018