Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Encerramento da 3ª Edição do SIAC

Encerramento da 3ª Edição do SIAC

Decorreu no dia 18 de junho, pelas 15 horas, no claustro do Paço da Cultura da Guarda, o Encerramento da SIAC3 e a "CONVERSA ABERTA" com o tema A GUARDA E A CAPITALIDADE EUROPEIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES.
Se por um lado o SIAC é marca internacional da Cultura na Câmara da Guarda, com Inovação e Tradição a GUARDA é candidata a Capital Europeia da Cultura.

Estiveram presentes o cineasta Joaquim Sapinho, as atrizes Cucha Carvalheiro, Fernanda Lapa e ainda Salamanca Gabriel Calvo.
Foram moderadores Manuel Amaral Lopes e o vereador da Câmara Municipal da Guarda Vítor Amaral, que apresentou os convidados.
Joaquim Sapinho valorizou a vivência no INTERIOR DO PAÍS; Fernanda Lapa exaltou a HUMANIDADE DO INTERIOR; Cucha Carvalheiro falou da importância da realização de filmes, séries, telefilmes e novelas que promovem a localização da filmagem dos mesmos; Gabriel Calvo falou da IDENTIDADE DOS POVOS e Manuel  Amaral Lopes valorizou as MEMÓRIAS DA GUARDA com os projetos culturais da UBI, IPG, Universidades de Coimbra e Salamanca.

Depois de várias intervenções por parte do público presente, questionando a recuperação do centro histórico da Guarda e a articulação da cultura com o desenvolvimento, o então chegado ao local Presidente da Câmara da Guarda, Álvaro dos Santos Amaro, agradeceu a presença de todos e valorizou a candidatura da Guarda conjuntamente com Salamanca a CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA 2027.

 

18-06-2018

Comentários