Encerramento da 3ª Edição do SIAC

Decorreu no dia 18 de junho, pelas 15 horas, no claustro do Paço da Cultura da Guarda, o Encerramento da SIAC3 e a "CONVERSA ABERTA" com o tema A GUARDA E A CAPITALIDADE EUROPEIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES.
Se por um lado o SIAC é marca internacional da Cultura na Câmara da Guarda, com Inovação e Tradição a GUARDA é candidata a Capital Europeia da Cultura.

Estiveram presentes o cineasta Joaquim Sapinho, as atrizes Cucha Carvalheiro, Fernanda Lapa e ainda Salamanca Gabriel Calvo.
Foram moderadores Manuel Amaral Lopes e o vereador da Câmara Municipal da Guarda Vítor Amaral, que apresentou os convidados.
Joaquim Sapinho valorizou a vivência no INTERIOR DO PAÍS; Fernanda Lapa exaltou a HUMANIDADE DO INTERIOR; Cucha Carvalheiro falou da importância da realização de filmes, séries, telefilmes e novelas que promovem a localização da filmagem dos mesmos; Gabriel Calvo falou da IDENTIDADE DOS POVOS e Manuel  Amaral Lopes valorizou as MEMÓRIAS DA GUARDA com os projetos culturais da UBI, IPG, Universidades de Coimbra e Salamanca.

Depois de várias intervenções por parte do público presente, questionando a recuperação do centro histórico da Guarda e a articulação da cultura com o desenvolvimento, o então chegado ao local Presidente da Câmara da Guarda, Álvaro dos Santos Amaro, agradeceu a presença de todos e valorizou a candidatura da Guarda conjuntamente com Salamanca a CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA 2027.

18-06-2018