"As Comunidades Ciganas: conhecer para melhor colaborar",

No dia 22 de junho a Junta de Freguesia marcou presença no seminário "As Comunidades Ciganas: conhecer para melhor colaborar", organizado pela EAPN.

Esta iniciativa contou com diversas parcerias e com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, a Direção da EAPN Portugal, Maria Luísa Dantas, o Presidente a Direção do Núcleo Desportivo e Social da Guarda, Manuel Prata e  Vice-Presidente da Direção da Cáritas Diocesana da Guarda, Florêncio Nunes.

Sérgio Aires, Presidente da EAPN Europa apresentou a conferência de abertura, com o tema "Contexto Atual das Comunidades Ciganas".

A Mesa Redonda, com o tema "A Inclusão Social das Comunidades Ciganas em Portugal", moderada por Sandra Araújo (Diretora Executiva da EAPN Portugal), contou com a presença de Berill Baranyai/Francisco Azul (Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas do Alto Comissariado para as Migrações), Maria José Vicente (Técnica da EAPN Portugal), Fátima Castanheira (Direção da obra Nacional da Pastoral dos Ciganos) e Raúl Brás Gomes (Serviço Diocesano das Migrações e Minorias Étnicas de Bragança).

No período da tarde, a Mesa Redonda, com o tema "Uma vida Igual às outras", moderada por Elisabete Pires (Coordenadora do Projeto "Tu Decides +..." 6EG), contou com a presença de Gonzalo Peña (Fundación Secretariado Gitano), Maria Gil, Eduardo Cabeças (Associação de Mediadores Ciganos de Portugal) e Aldara Rosa.

O seminário contou ainda com a apresentação da publicação "Singular do Plural" e a Inauguração e visita à Exposição "Singular do Plural".

22-06-2018