Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Ordenação Episcopal na Sé Catedral da Guarda

Ordenação Episcopal na Sé Catedral da Guarda

Foi com muito contentamento e satisfação que a Junta de Freguesia participou na ordenação episcopal de D. António Luciano dos Santos Costa que deixa a diocese da Guarda para ser, a partir de agora, Bispo de Viseu.

O clérigo António Luciano fez o seu principal percurso formativo na Guarda e em Roma, regressou novamente à diocese da Guarda e em várias instituições de ensino desenvolveu a sua função pastoral.

Quis o Santo Padre e agora é o responsável máximo pela Igreja Católica de Viseu.
Recorda-se aqui que há 5/6 anos também na Sé Catedral foi ordenado Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro também oriundo da nossa Diocese.

A cerimónia de D. António Luciano foi na Sé Catedral no passado domingo 17 de junho e decorreu entre as 16h e as 19h00 seguindo-se um jantar de convívio nas instalações do seminário da Guarda.

A estava devidamente ornamentada, tal como as ruas por onde D. António Luciano passou, e estava completamente cheia de pessoas que, através de um guião da celebração quiseram assim testemunhar um momento importante para o visado mas também para a nossa comunidade.

A cerimónia foi presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, contando com outros bispos e muitos clérigos donde sobressai o Núncio Apostólico principal representante da Santa Sé em Portugal.

Destaque ainda para a população do concelho de Seia presente em número considerável pois que o Padre António Luciano é natural de Sandomil.

Antevemos ao novo bispo um trabalho exemplar na presença e reforço da igreja católica no distrito de Viseu e felicitamos todo o seu percurso ao serviço da religião que professa e acredita orgulhando-nos muito enquanto cidadãos da Guarda afirmar que lhe conhecemos a sua excelente prática “profissional” e a sua desenvoltura relacional com as pessoas.

O senhor Bispo de Viseu D. António Luciano deixa muito boas recordações na cidade e região que ajudou a crescer na vida católica e formulamos votos do maior sucesso na “nova cruz” que abraçou.


 

Galeria de fotos

17-06-2018

Comentários