Assembleia de Freguesia

Conforme a convocatória mencionava decorreu na terça-feira 26 de junho a sessão ordinária da Assembleia de Freguesia da Guarda na Sala de conferências localizada no edifício –sede deliberativa na Guarda-Gare.

Estiveram presentes os 19 deputados e algum público que presenciou o decurso dos trabalhos.

Nesta sessão registaram-se algumas substituições permitindo assim que novos deputados pudessem participar.  No grupo parlamentar do PSD os “novos” deputados foram a Maria de Jesus Bernardo, o João Paulo Barros e José Currais, no grupo parlamentar do PS o deputado Paulo Santos e do grupo parlamentar do CDS/MPT/PT, o deputado Carlos Jesus.

Os trabalhos da Assembleia foram liderados pelo Senhor Presidente Peres de Almeida, secretariado pela Catarina e Helena Ravasco.

Iniciaram-se à hora marcada e a ordem de trabalhos contemplava apenas dois pontos relativos a questões de interesse para a freguesia e a discussão e votação da 1ª revisão orçamental do ano de 2018.

No início da Sessão tanto o grupo parlamentar do PSD como do PS apresentaram três moções / votos de congratulação e de pesar que foram aprovados por unanimidade.

Foi um voto de pesar pelo falecimento do Dr. António Arnault, um voto de congratulação pela nomeação do Padre António Luciano para Bispo de Viseu e por fim uma moção a valorizar e enaltecer a organização do evento Santos do Bairro, protagonizado pelos Bairros / Associações com a boa colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.

Posteriormente ao debate em torno da moções  e à sua votação vários deputados usaram da palavra para apresentarem questões associadas à freguesia.

A pretensão da Câmara Municipal em realizar uma intervenção no largo da Misericórdia, os arruamentos em algumas ruas da cidade, o descerramento das placas toponímicas no dia 25 de Abril, o eventual encerramento de estabelecimentos de ensino, o civismo no estacionamento em alguns lugares reservados, programas para jovens, a candidatura aprovada ao programa Juntar, a entrega das declarações do IRS e ainda outros temas suscitados e apresentados pelos deputados.

No que se refere ao segundo ponto da ordem de trabalhos foi justificada a apresentação da revisão orçamental que faz elevar o valor do orçamento para 2018 de 461.734.00 € para 587.116.13 € ,tendo por referência a inserção do saldo transitado a 31/12/2017, depois os acordos estabelecidos entre a Câmara Municipal e a Freguesia e por último o valor resultante da aprovação da candidatura efetuada ao programa “ Juntar / economia circular”.

A verba correspondente a estas três parcelas totaliza o valor de 125.382.13.€.

Este documento foi aprovado com 12 votos a favor do grupo parlamentar do PSD e 7 Abstenções dos grupos parlamentares do PS e do CDS/MPT/PT.

A próxima sessão da Assembleia de Freguesia realiza-se no próximo mês de Setembro.

27-06-2018