Agrupamentos de Escolas da Guarda

Nos dias 27 e 29 de junho tiveram lugar as sessões de tomada de posse dos Diretores dos 2 Agrupamentos escolares sediados na cidade.

Na terça-feira, a convite do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Sé-Guarda, no salão polivalente da Escola Secundária da Sé, após as 18h, decorreu a assinatura da Tomada de Posse de António David Afonso Gonçalves.
A cerimónia iniciou com a atuação do coro do Agrupamento de Escolas da Sé constituído por professores funcionários e alunos.
De seguida o Presidente do Conselho Geral, Joaquim Pereira, deu as boas vindas aos convidados presentes, docentes, assistentes técnicos e operacionais, alunos e pais, bem como representantes de diversas entidades: Vice-presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, Diretora do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, Diretor do IEFP da Guarda, Comissário da PSP da Guarda, Vereadora do pelouro da Educação da Câmara e o próprio Presidente da Junta de Freguesia da Guarda.
O Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Sé- Guarda, explicou que aquele órgão,  "reunido no dia 13 de março de 2018, de acordo com estabelecido na Lei (...) deliberou por maioria absoluta a recondução do professor António David Afonso Gonçalves no cargo de Diretor para o quadriénio de 2018-2022, com efeitos a partir de 26 de junho de 2018".
E, deu posse ao Diretor que, após assinar o respetivo compromisso de honra, cumprimentou todos, agradeceu a recondução e a colaboração obtida das diferentes Entidades e Instituições da comunidade, pedindo que tal continue no novo mandato.
De entre os restantes elementos da Mesa - Presidente da Assembleia Municipal, Diretor do Centro de Formação Guarda-Raia e Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento - o Vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda "dissertou sobre a Educação na Guarda, enalteceu a acção do Agrupamento na formação dos seus alunos e a importância da educação para o futuro do Município".
O recém empossado Diretor deu então posse aos professores, que durante o quadriénio 2018/2022 o acompanharão: subdiretor, Alberto Capelo; e, adjuntos José Cruz, Lurdes Pires e Teresa Correia.
A sessão terminou como iniciou com a actuação do coro do Agrupamento.
No final da sessão todos foram convidados para um "Porto de Honra" no refeitório da escola, num momento de apresentação de cumprimentos e convívio.

Na sexta-feira, pelas 17 horas, foi a vez do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque vivenciar a sessão de tomada de posse da Diretora, professora Amélia Fernandes, também reconduzida para o próximo quadriénio, após votação em Conselho Geral, como permite a lei após o primeiro mandato.
Ana Margarida Lamelas abriu a cerimónia, com música da sua viola de arco
Perante a assistência que preenchia o salão da Escola Secundária Afonso de Albuquerque e na presença de representantes de várias entidades da cidade, como a Junta de Freguesia, para além da Associação de Estudantes, da Associação de Pais e do Conselho Geral, o Presidente deste órgão, Carlos Bombas, deu posse à Diretora.
A recém-empossada referiu no seu discurso os grandes desafios para melhorar a qualidade da educação no Agrupamento. "União e autoavaliação" foram duas palavras importantes, bem como o "reforço das parcerias com várias entidades, a melhoria da disciplina e a revisão próxima dos documentos estruturantes do Agrupamento".
Em seguida foi dada posse aos outros elementos da Direção, com Conceição Melo a entrar como subdiretora e José António Pereira, Fernando Proença e Lurdes Lourenço a permanecerem como adjuntos.
Foi então feita uma homenagem ao subdiretor cessante, João Paulo Pinto, em cargos executivos no Agrupamento desde 1997.
A encerrar a cerimónia houve novo momento musical com o violinista Duarte Andrade, após o que teve lugar um O "Porto de honra".

29-06-2018