"Santos do Bairro"

Junho é o mês dos Santos Populares.
Começa com o Santo António, segue-se o São João e a findar o mês o São Pedro.

Na Guarda, e ao longo destes últimos três anos, temos os Santos do Bairro que animam e muito a vida na cidade e particularmente nos Bairros que decidem aderir a esta proposta da Câmara Municipal.

A par dos habituais festejos nos diversos bairros - São Vicente, Póvoa do Mileu, Bairro da Luz, Bairro de São Domingos, Sequeira, Bonfim, Alfarazes, Lameirinhas e Bairro do Pinheiro -, com os bailes, o comes e bebes com o tradicional caldo de grão e a sardinha assada, realizou-se ainda o Concurso da Boneca de Cristal e as marchas populares.

Por outro lado, a câmara promoveu ainda a Feira Anual de São João no centro da cidade, a Feira das artes e ofícios e o espaço de restauração, a queima da boneca e o concurso/desfile das marchas populares.

Como nos anos anteriores a participação das pessoas da cidade foi excelente e nos bairros todo o trabalho efetuado revelou uma excelência digna de registo seja pelo resultado final seja pela envolvência de todos os associados das Associações que muito trabalharam nos festejos, no arranjo da boneca e na preparação das marchas e realização dos figurinos que muito valorizaram todo o mês de junho na Guarda porquanto a atividade decorreu entre os dias 13 e 24 de junho.

Ressalvamos que mais três bairros participaram nos festejos num total de 9 bairros, idêntico número de bonecas de cristal e sete bairros optaram também por organizar a sua marcha.

O fim-de-semana de 23 e 24 de junho compreendeu então a realização da feira de artes e ofícios, a área de restauração em redor do largo da Câmara Municipal e ainda as marchas na noite do dia 23 que desfilaram para apreciação de um júri e deliciaram todos quantos puderam  observar o desfile.
Depois, no dia 24 foi a feira Anual de São João que trouxe muitos feirantes e potenciais compradores para algumas das ruas principais da cidade mantendo-se a feira de artes  e ofícios e a área de restauração em funcionamento contribuindo assim para um domingo de São João em festa  forte acompanhada por milhares de pessoas que na noite de domingo presenciaram os resultados dos concursos da boneca de Cristal e da melhor Marcha. Seguido da Queima da Boneca e uma baile popular.
A Marcha vencedora foi a do Bairro da Luz e a boneca de Cristal foi a da Sequeira que felicitamos pelo caráter inovador do que foi apresentado nos dois concursos e na adequação ao espírito dos Santos Populares que a marcha apresentou.

Mas os vencedores principais somos todos nós, os que participámos e todos, e não foram nada poucos, que muito trabalharam para esta edição de 2018 dos Santos do Bairro.

02-07-2018