Cápsula do tempo

No domingo dia 1 de julho comemorou-se o 5º aniversário da Cápsula do Tempo.

Numa manhã que se suponha ser de verão esteve um verdadeiro tempo outonal com chuva e vento. Mas a cerimónia decorreu como nos anos anteriores com o “acrescento” muito importante que foi a inauguração de uma nova escultura com um relógio de sol cravado numa pedra de granito, na "encosta do tempo".

A cápsula do tempo contém cerca de 40 textos prospetivos para o ano de 2050 com os contributos/opiniões de 40 cidadãos e que apenas nesse ano poderá ser aberta.

Até lá todos os dias 1 de julho de cada ano é realizada uma cerimónia em que é plantada uma árvore e cinzelada em redor da cápsula o novo ano que passa, até 2050.

É uma organização Clube Escape Livre, com o apoio principal de Rádio Altitude e Instituto Politécnico da Guarda e a colaboração da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e principais empresas apoiantes do Clube Escape Livre.

A par desta cerimónia realizou-se no auditório do IPG uma conferência sobre o turismo no interior, apresentada pelo Dr. Pedro Machado que abordou o tema, dando informações de cariz mundial, nacional e local com dados e tendências dos “novos turistas”.

Seguiu-se para finalizar um almoço convívio entre os mais de cem participantes nesta actividade dos quais alguns redigiram o texto que se encontra reservado na Cápsula do Tempo.

A Junta de Freguesia felicita por mais um aniversário, agradece as duas ofertas recebidas e prestou a colaboração possível com a limpeza da área envolvente à Torre de Menagem e na plantação da árvore.

Veja os Clipping do Diário de Coimbra e do Expresso

04-07-2018