Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Casa da Sagrada Família

Casa da Sagrada Família

No dia 29, encerrando os festejos dos Santos Populares, a Casa da Sagrada Família celebrou o Dia de São Pedro com um belo arraial!

São Pedro ajudou e, apesar das nuvens, o fim de tarde ameno permitiu usufruir do grande recinto da Casa Sagrada Família, onde as Irmãs Dominicanas recebem jovens e crianças:  raparigas sem suporte familiar em regime de internato (LIJ) e, ocupando os tempos livres (CATL), crianças do 1º e 2º CEB.

E, foram elas que dinamizaram uma tarde repleta de atividades: com as "marchas populares" tradicionais; dançando música moderna; "apregoando" o manjerico, onde não faltava o cravo com a quadra popular; nas "barraquinhas", vendendo doces (bolos, compotas), salgados, os seus trabalhos de pintura e desenho...
Entre outras iguarias (filhós, biscoitos...), num dos espaços, ocupado por voluntários, estudantes do IPG oriundos de Cabo Verde foi ainda possível provar banana e milho frito.
Houve bailarico animado por um grupo de concertinas, que leiloou queijos e enchidos oferecidos por benfeitores.

A irmã Alzira agradeceu a todos realçando a colaboração da Junta de Freguesia na oferta e montagem do forno, bem como na construção da churrasqueira, inaugurados nesse dia...
E, o equipamento ficou aprovado, proporcionado um delicioso pão e suculenta carne!
Contudo, sem a sabedoria de quem amassou e cozeu o pão e a habilidade dos "assadores", não teria sido possível saborear os petiscos próprios destes festejos: não faltando ainda a sardinha e os caldos verde e de grão, bem típico da nossa cidade e confecionado por amigos da Casa.

Foi com regozijo que, para além de enriquecer o arraial, percebemos que o forno possibilitou um momento de aprendizagem aos utentes da Casa que acompanharam a sua responsável na execução do pão; e, também presenciaram a desmancha do porco, verificando a carne para posterior utilização no churrasco.

A Junta de Freguesia e o Grupo Parlamentar do PS na Assembleia de Freguesia estiveram presentes neste bom convívio com a comunidade das irmãs, crianças, jovens, pais/familiares, voluntários, benfeitores e amigos.

Vejam o vídeo onde ilustramos a Festa e damos conta da obra da bancada onde se colocou o forno e construiu a churrasqueira, iniciada a 23 de abril e concluída na semana da inauguração.

 

Vídeo

29-06-2018

Comentários