Romaria Equestre a Nossa Senhora da Ajuda

Pelo segundo ano consecutivo passa e permanece na nossa Freguesia a romaria a cavalo que liga o concelho de Seia ao concelho de Almeida.

Esta romaria transporta o andor de Nossa Senhora da Ajuda, que é transportado pelas serras e vales de vários concelhos e vai ficar na Igreja Matriz da Malhada da Sorda.

São algumas dezenas de Cavaleiros que se deslocam durante vários dias com a particularidade de que em todos eles, e durante a noite, o andor permanece nas igrejas de cada localidade visitada, sendo objeto de culto por parte das pessoas.

Trata-se de uma “operação” com grande exigência logística a envolver várias dezenas de pessoas, viaturas e equipamento de apoio à permanência dos cavalos.

Pelo que nos foi referido as várias Juntas de Freguesia e as Câmaras Municipais vão prestando a colaboração possível para que esta rota possa ter continuidade, merecida e justificada pela sua componente religiosa mas também pelo cartaz que pode vir a transformar-se para a nossa região.

É pois neste pressuposto que a Freguesia da Guarda prestou a colaboração na preparação e montagem / desmontagem da receção / permanência dos cavalos na Guarda e depois na limpeza da área envolvente à Capela do Mileu  onde ficaram na noite de sexta-feira, dia 6 para na manhã de sábado pelas 9:00 partirem para uma nova etapa.

Cabe-nos uma palavra de congratulação pelo caráter da iniciativa e parabenizar os seus organizadores.

08-07-2018