Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

“Hortas da Guarda”

“Hortas da Guarda”

Desde o início do atual mandato (outubro/17) que a Junta pretendeu retomar as hortas comunitárias, no terreno entregue ao proprietário no final do anterior mandato, conforme compromisso então assumido.

Contudo, as conversações prolongaram-se e, após autorização, foi necessário preparar o terreno para além de algumas reparações, sendo a mais demorada e complexa a do muro, entretanto caído… Assim, como relatamos nos “trabalhos realizados”, a execução daquelas obras iniciou-se a 21 de maio mas, apenas no final de junho foi possível chegar à sua conclusão.
Entretanto foi solicitada à ESTG a análise do solo e recolheram-se 3 amostras (no cimo, a meio e na parte baixa do terreno). Conforme relatório analítico confirmou-se que a terra possui boa quantidade de nutrientes (matéria orgânica, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e boro), necessários à prática agrícola, para além de ter um pH pouco ácido e uma baixa condutividade.

E, no dia 9 de julho, reuniram-se todas as pessoas contactadas e interessadas em retomar ou iniciar a tarefa hortícola… Sortearam-se 23 lotes, estabeleceram-se algumas regras/melhores formas de funcionamento…
Havendo trabalhos a ultimar, como a própria divisória do terreno, combinou-se que na semana seguinte se iniciaria o cultivo dos hortícolas, ainda possíveis, tendo em conta o adiantado do ano agrícola!

E, assim aconteceu, iniciando-se os trabalhos agrícolas no dia 16 de julho, já com mais hortelãos interessados, totalizando 27 talhões de terreno.
Sem contar com o espaço que a própria Freguesia quis deixar sob a sua responsabilidade, de modo a permitir que colaboradores e eleitos usufruam do que a horta comunitária pode proporcionar: aprendizagem, partilha, lazer…
E, esperamos que alguns hortícolas: tomate, alface, couves do Natal e de caldo verde, para além de ervas aromáticas como coentros, tomilho e outras.

Deixamos imagens da terra pronta a cultivar…
Em breve esperamos ver as sementes de agora a brotar!


 

Galeria de fotos

21-07-2018

Comentários