Assinatura de Protocolos C.M.G - IP

Na segunda feira, dia 16 de julho, decorreu na sala Dr. Almeida Santos da Assembleia Municipal da Guarda, a assinatura de dois protocolos entre a Câmara Municipal e a empresa Infraestruturas de Portugal com vista à remodelação das acessibilidades à estação ferroviária e terminal rodoferroviário e supressão de passagens de nível, bem como o protocolo correspondente à construção da passagem superior às linhas da Beira Alta e Beira Baixa, correspondendo à variante da Sequeira.

A assinatura destes dois protocolos que levaram praticamente três anos a negociar corresponde a um investimento de cinco milhões de euros sendo um milhão a repartir em 75% para a IP e 25% para a CMG e os restantes um investimento a cargo das Infraestruturas de Portugal.

A realização destas importantes obras que contemplam uma franca beneficiação de toda a zona baixa da Freguesia vão permitir uma maior e mais fácil fluência do tráfego pedonal e rodoviário no acesso à gare ferroviária e dentro da própria área conhecida como Guarda-Gare, beneficiando arruamentos como sejam as ruas da Corredoura, João de Ruão, São Miguel, dos Caminhos de Ferro e ainda mais algumas que são conexas com as referidas. Estas beneficiações visam também facilitar o acesso dos transportes de mercadorias ao terminal que está instalado junto à gare ferroviária.

Depois o outro protocolo significa tão só a concretização de um anseio que desde recuados anos é ambicionado pela população da cidade da Guarda mas também de várias Freguesias, de onde diariamente se deslocam pessoas para o centro da cidade. Até agora apenas a Avª. de São Miguel é a única artéria que permite o escoamento desse tráfego local e das Freguesias e Concelhos que fazem fronteira com a cidade. A partir da construção da variante da Sequeira fica-se com outra oportunidade de ligação mais rápida ao centro da cidade sem a necessidade de se passar pela zona central da Guarda-Gare já de si congestionada com os movimentos dos seus residentes.

Pelo que foi afirmado no decurso da sessão poderemos ter a concretização destas importantes obras a partir do ano de 2019/2020.

Após esta cerimónia dirigimo-nos para a estrada nacional 16 na ligação com a estrada para Videmonte e aí inaugurou-se outra importante beneficiação, ficando agora mais larga com uma vistosa rotunda engalanada com uma calandra alusiva à indústria têxtil e uma ponte mais larga que facilita a circulação e a segurança rodoviária na ligação às várias Freguesias servidas por aquela estrada nacional.

19-07-2018