Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Assinatura de Contrato - JUNTAr

Assinatura de Contrato - JUNTAr

No seguimento da aprovação da candidatura ao Aviso JUNTAr do Fundo Ambiental, ao qual a Junta de Freguesia da Guarda correspondeu, estivemos no dia 17 de julho na Freguesia de Benfica, onde decorreu a cerimónia de assinatura dos Contratos de Financiamento do JUNTAr: Soluções Locais para a Economia Circular nas Freguesias, para o que foi estabelecido o valor de um milhão de euros.

O "salão nobre" do Palácio Baldaya, recuperado para biblioteca e eventos culturais, encheu-se com mais de cem pessoas, particularmente das 55 Freguesias com candidaturas vencedoras.
Foram 110 as candidaturas apresentadas com projetos amigos do ambiente, que diminuem a produção de resíduos e promovem a sustentabilidade.

A anfitriã, Inês Drummond, Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, abriu a sessão dando a todos as boas-vindas; e, explicou o projecto da sua Freguesia.
O vereador do ambiente da Câmara Municipal de Lisboa, Sá Fernandes, partilhou com os presentes o orgulho pelo recente prémio "Capital Verde Europeia" em 2020, iniciativa dedicada a cidades com mais de 100 mil habitantes; convidando todas as Freguesias a "aproveitarem" para promover as suas belezas naturais na capital do país

Presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Pedro Cegonho, salientou a particularidade do Programa JUNTAr ser pensado para as Freguesias, o que constitui a sua mais-valia, por se tratar do nível de poder local mais próximo dos cidadãos.
Alexandra Carvalho, Diretora do Fundo Ambiental, deu os parabéns a todas as Freguesias que  responderam ao Aviso JUNTAr, salientando a qualidade da grande maioria das candidaturas, lamentando serem financiadas apenas metade.

Os signatários presentes, representantes das Juntas de Freguesia com candidatura pontuada acima do meio da tabela foram chamados a assinar os respectivos Contratos de Financiamento, antes ainda da intervenção dos elementos do governo presentes.

Na impossibilidade de estar presente o Secretário de Estado das Autarquias Locais, o seu colega Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, referiu satisfação por o representar, até pela anterior experiência enquanto autarca: quer como Presidente da Junta da sua Freguesia natal, Alvarenga, quer como Presidente da Câmara do seu local de residência, Arouca.
A cerimónia foi encerrada pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que realçou a importância da Economia Circular, tendo em conta a finitude das matérias primas, bem como o excesso de desperdícios produzidos no planeta em que vivemos!
Agradeceu a resposta das Freguesias ao desafio e, mostrando grande simpatia e sentido de humor, acompanhou os presentes no lanche oferecido pela Freguesia anfitriã; a qual, evidenciando o seu empenho na diminuição de desperdícios substituiu a utilização de plásticos (copos, talheres...) por materiais reutilizáveis (vidros, louças...)!


O projeto da Freguesia da Guarda, denominado  "Guarda sem Desperdício", pretende promover a redução do desperdício alimentar, bem como a compostagem de resíduos biodegradáveis, diminuindo a quantidade enviada para aterro e contribuindo para a reutilização de recursos: como explicamos na última Assembleia de Freguesia de junho, bem como no e-jornal então publicado.

A concretização do projeto, ao qual foi atribuído o valor de 24.525,05€, cofinanciando 85% do investimento total, iniciou-se logo após a assinatura do contrato, reunindo com os parceiros, preparando e estabelecendo a cronologia das ações...
Pelo que, brevemente daremos mais notícia, esperando a adesão de todos às soluções locais de Economia Circular...

 

Galeria de fotos

22-07-2018

Comentários