Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Visita a Guimarães

Visita a Guimarães

Uma vez mais, por iniciativa do Movimento “Esperança e Vida“ e a seu convite,  rumamos a mais uma viagem, desta vez ao berço de Portugal: Guimarães!

A saída estava prevista para as 7h e assim foi… O grupo de 52 pessoas, prontas para mais uma viagem, foi pontual!

Chegados à cidade de Guimarães, o Paço dos Duques, classificado como Monumento Nacional, foi a nossa primeira paragem: uma majestosa casa senhorial, do século XV, mandada edificar por D. Afonso, 1º Duque da Casa de Bragança.
Transformado em Museu desde 1959, altura em que foi aberto ao público, o seu espólio é datado dos séculos XVII e XVIII…
Nas ante-câmaras para os quartos dos Duques, lindas tapeçarias flamengas ornamentam as paredes do palácio…
Nos diversos corredores do Palácio podemos admirar mostras de mobiliário português do período pós-descobertas, como um lindíssimo conjunto de contadores
A ornamentar o mobiliário uma enorme coleção de porcelanas da Companhia das Índias e faianças portuguesas das principais fábricas da época: Prado, Viana, Rocha Soares e Rato.
Numa das salas pudemos ver expostas algumas das armas que foram reunidas pelo segundo Visconde de Pindela, e mais tarde adquiridas pelo estado Português, cuja coleção compreende vários exemplares de armas brancas, de fogo e elementos de armaduras dos séculos XV a XIX.
Um local de sonho, onde a imaginação nos transportou para um reino encantado, revisitando a História.

Seguiu-se para São Torcato que o tempo era de bem comer…
No restaurante Fentelhas, um espaço rústico, numa sala ampla e bem composta, deliciámo-nos com um refastelado almoço e iguarias da nossa gastronomia minhota… Uma palavra: “Excelência”!

De volta à Cidade, contámos com a ajuda do Turismo de Guimarães, para numa visita guiada ao Centro Histórico considerado pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.
Por entre ruas, praças, largos e Igrejas, contos e lendas… Descobrimos esta cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal.

Quase de saída, houve tempo ainda para as habituais “lembranças"; e, de regresso à Guarda,  revivemos a visita, satisfeitos pela escolha e com a certeza de que um dia, quem sabe, repetimos!
 
Deixamos um painel de fotografias na galeria! Espreitem ...


 

Vídeo

Galeria de fotos

17-09-2018

Comentários