Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes

O Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes celebrou no passado sábado, dia 15 de setembro, o seu nonagésimo quarto aniversário.

E foi um aniversário que fica bem marcado na nossa cidade, porquanto foi finalmente satisfeito um dos seus pedidos, que aguardava a concretização desde recuados anos…
No programa da comemoração incluiu-se a inauguração do monumento alusivo à evocação dos militares que pereceram em combate na guerra do "Ultramar”.
A Câmara Municipal realizou o bonito monumento, que fica junto ao Centro Comercial La Vie, e temos agora mais uma zona requalificada na cidade com a escultura, o arranjo do pavimento e alguns canteiros com relva e arbusto.
Trata-se de uma área razoável que se constitui também como um autêntico miradouro para a parte baixa da cidade e outras localidades afastadas.

Salientamos que a escultura foi concebida pelo arquiteto guardense António Saraiva a quem se deixa aqui um maior elogio e apreço pelo conjunto escultórico conseguido. A peça é muito bonita e exprime bem a intenção de salientar a finalidade principal do monumento erigido em memória dos que já faleceram ao serviço de Portugal no cumprimento da sua missão. Ficam registados os nomes desses militares que morreram em Angola, Moçambique e Guiné, oriundos do nosso concelho.

No programa das comemorações iniciou-se com o hastear das bandeiras e o hino nacional, visitou-se a sede do Núcleo da Guarda que teve obras de requalificação para as quais a Junta de Freguesia prestou o seu contributo.

Entretanto as dezenas de pessoas presentes dirigiram-se para a igreja de São Vicente onde foi rezada uma missa sob a presença de Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.

Seguiu-se então momento o mais aguardado da cerimónia que foi a bênção e inauguração do monumento já referido.

Na cerimónia registou-se a presença do Exmº Senhor Secretário de Estado da Defesa, Dr. Marcos Perestrelo, do Presidente da Liga dos Combatentes, José Chito Rodrigues, do Sr. Bispo, dos Presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal e do Ex-Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, Pina Monteiro, que é originário do concelho da Guarda e claro está o Presidente do Núcleo da Liga na Guarda, João Ferreira. Durante a cerimónia foram ainda agraciados alguns dos sócios.

Após esta cerimónia seguiu-se a inauguração na Biblioteca Municipal de uma exposição alusiva à história da Liga dos Combatentes.

A comemoração dos 94 anos do Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes terminou depois num agradável almoço servido no Café Concerto.

A Junta de Freguesia parabeniza e exulta o bom trabalho desenvolvido pelo Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes.

18-09-2018