Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Prémio Eduardo Lourenço 2018

Prémio Eduardo Lourenço 2018

Decorreu no dia 07 de setembro na Biblioteca Municipal a entrega do prémio Eduardo Lourenço 2018 ao escritor crítico literário, tradutor e académico Basílio Losada Castro.
A cerimónia teve a presença do laureado e do patrono do prémio o ensaísta Eduardo Lourenço, natural de São Pedro do Rio Seco, Concelho de Almeida.
O prémio é atribuído anualmente e visa homenagear personalidades que pelo seu labor intelectual valorizam a cooperação ibérica numa lógica de cidadania e cultura.

O júri deste prémio inclui personalidades convidadas e membros da direcção do CEI onde estão representantes da Universidade de Salamanca, Coimbra e do Instituto Politécnico da Guarda.
No decurso da sessão usaram da palavra o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, o ensaísta Eduardo Lourenço, o professor Jordi Cerdá da universidade de Barcelona que fez o elogio à obra de Basílio Losada.
Por fim usou da palavra o premiado que abordou o seu percurso de vida marcado pela guerra civil espanhola e pelo seu gosto do conhecimento e à cooperação com outros países em território europeu e latino-americano principalmente.

Basílio Losada tem 88 anos, nasceu em Láncara, Lugo. É professor catedrático de Filologia Galega e Portuguesa.
É autor de números múltiplos estudos críticos sobre literatura galega, portuguesa e brasileira. Traduziu mais de 150 livros de autores franceses e brasileiros nomeadamente José Saramago e Jorge Amado.
Aos 70 anos publicou o primeiro romance “ La Peregrina” passado na idade média e é onde Basílio Losada é especialista.

 

Galeria de fotos

11-09-2018

Comentários