Tocha da Paz - "Peace Run"

A Guarda integrou a Rota Europeia da Peace Run e a sua tocha passou pelos Agrupamentos de Escolas da cidade, no dia 1.

Esta iniciativa, que pretende promover a paz, a amizade e a compreensão no mundo, envolve um grupo internacional de voluntários que em corrida de estafeta, transporta uma tocha e em cada país, visita escolas, associações... Levando a corrida às comunidades locais.

A tocha chegou pelas 14h30 ao Centro Escolar da Sequeira, do Agrupamento de Escolas da Sé, onde os alunos encheram o salão, participando activamente em toda a cerimónia.
O grupo de voluntários explicou que Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run iniciou a sua rota europeia na cidade de Sófia, na Bulgária, dia 27 de fevereiro, e terminará pela primeira vez em Portugal, no dia 8 de outubro na cidade Lisboa.
Propuseram então algumas atividades, às quais todos corresponderam de forma entusiástica.
No final os voluntários pediram ajuda para cantarem as músicas da Peace Run e da World Harmony Run; e, foram depois brindados com um coro alegre e cheio de energia, entoando a canção "faz a paz, acolhe o amor serás feliz na união"!

De seguida, um grupo de alunos da escola ajudou a transportar a tocha até à Escola Secundária Afonso de Albuquerque, seguindo-se também aí uma cerimónia simbólica da sua entrega.

As sessões contaram com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.

A Freguesia da Guarda também se quis associar a este espírito da "Tocha da Paz", que começou o seu percurso em território nacional precisamente no dia 1, prevendo-se que percorra aproximadamente 500 quilómetros, envolvendo milhares de crianças e dezenas de escolas.

Como o seu fundador Sri Chinmoy pretendia, ajudemos a que chegue "o momento em que todas as crianças do mundo desfrutem de uma coisa: o sonho-paz"

01-10-2018