Conselho Local de Ação Social

Na Biblioteca Eduardo Lourenço da Guarda realizou-se, pelas 10 horas do dia 10 de Outubro, mais uma Assembleia do Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Câmara Municipal da Guarda (CMG) com a presença de inúmeros parceiros, nomeadamente a Junta de Freguesia da Guarda.
Que, na presente reunião agradeceu a sugestão do Município e apresentou o seu Projeto "Guarda Sem Desperdício".

Assim, após as boas vindas pela técnica da CMG, Drª. Daniela, a colaboradora da Freguesia, Anabela Miguel, mostrou o projeto cuja candidatura ao Programa JUNTAr foi aprovada e é financiada pelo Fundo Ambiental.
Explicou ainda os grandes objectivos do projeto - combate ao desperdício alimentar e promoção da compostagem -, e referiu que o projeto foi apresentado publicamente no dia 1 de outubro, estando agora na fase de formação dos futuros animadores das ações de sensibilização, quer para a compostagem doméstica, quer para diminuir o desperdício na cozinha.

A reunião continuou com a intervenção da Liga Portuguesa Contra o Cancro que pediu a colaboração de todos os parceiros no próximo peditório a decorrer entre os dias 31 de Outubro e 4 de Novembro e cujos fundos se destinam à investigação, em especial ao cancro ocular; agradeceu ainda toda a participação nas caminhadas de maio (organizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário) e outubro (da responsabilidade do Movimento Vencer e Viver).

O Instituto Politécnico da Guarda apresentou o Programa PERSOPARAGE - Recursos Pessoais e Sociais para a Autonomia e Participação Social numa Sociedade Envelhecida + 55 anos.

Por fim a técnica social da CMG, Drª. Daniela, apresentou o Seminário" Envelhecer no Lugar" que se realizará no dia 19 de Outubro no Auditório do Paço da Cultura da Guarda e ainda o "Café Memória Faz-se à Estrada" que decorrerá no dia 17 de Novembro no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda.
Terminou apresentando as atividades para o NATAL 2018.

E, juntamente com a vereadora Drª. Lucília Pina Monteiro, agradeceram a presença de todos.

11-10-2018