Sessão de Esclarecimento

A pedido da Câmara Municipal da Guarda, a Junta de Freguesia da Guarda convidou a população, particularmente da Quintazinha do Mouratão e de Monte Barro, para uma sessão esclarecimento, na sede da Associação daquela localidade.

A sessão decorreu na 6ª feira, dia 12 de outubro pelas 18 horas, com a presença do vereador da CMG, Sérgio Costa, que explicou a pretensão do Município em iniciar a primeira fase das obras de despoluição dos rios Diz e Noéme: um investimento de um milhão de euros, a concretizar no prazo de 3 meses, já que a sua conclusão terá de ocorrer em dezembro próximo.

O que, já havia sido referido pelo próprio Dr. Álvaro Amaro, na "Sessão de Apresentação das Intervenções a realizar no âmbito da Empreitada para Regularização Fluvial após Incêndios", no dia 3 de outubro, no Auditório da Divisão de Ambiente, Equipamentos e Infraestruturas do Município da Guarda.

Como disse então o Presidente da autarquia aos jornalistas, esta obra de reabilitação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos, após os incêndios de 2017 "é uma verdadeira revolução, ainda que tranquila, em termos do bem-estar, em termos de melhor qualidade de vida, porquanto se inicia aqui o trabalho que eu, há dois anos, disse que era uma cruzada minha: despoluir os rios Diz e Noéme”,

Assim, e particularmente para que os proprietários dos terrenos confinantes com as margens do rio Noéme tomassem conhecimento do desenrolar da intervenção, particularmente da realização de um "trilho ecológico de manutenção", de cerca de 5 metros de largura na margem do rio, espaço do domínio público, a Engª Paula Escalda, da Câmara, explicou o projeto que se pretende de requalificação do rio, dando-lhe vida e tornando-o um espaço de atração das populações.
No final os presentes consultaram os mapas do referido trilho, a construir onde não existir caminho público, bem como dos respetivos terrenos.
Haverá ainda intervenção em pontes e pontões, nomeadamente na Quintãzinha e em Monte Barro.

A Freguesia agradece a presença e participação de todos, congratulando-se com o cuidado do Município em informar de forma próxima e personalizada os residentes/proprietários nos locais da intervenção.

15-10-2018